quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Incrementando o Tratamento

AROMATERAPIA NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO COURO CABELUDO

A aromaterapia pode auxiliar na estimulação da circulação sangüínea na região do couro cabeludo. O resultado deste tratamento será mais brilho e saúde ao cabelo.

Algumas receitas simples podem ajudar. Se você tem o cabelo normal, provavelmente há um balanço da oleosidade do couro cabeludo. Mantendo esse equilíbrio, seu cabelo terá sempre uma aparência saudável e brilhante.

Use os óleos essenciais abaixo relacionados em seu xampu normal.

Cabelos normais

Xampu para uso na hora:

- 2 colheres de sopa de xampu neutro (sem aroma e sem sal) equivalente a 20 ml de xampu;

- 1 gota de Óleo Essencial de Lavanda;

- 2 gotas de Óleo Essencial de Ylang-Ylang;

- 2 gotas de Óleo Essencial de Cedro;

- 1 gota de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta.

Xampu para uso por tempo maior:

- 200 ml de xampu;

- 20 gotas Óleo Essencial de Lavanda;

- 10 gotas de Óleo Essencial de Cedro;

- 10 gotas de Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta;

- 10 gotas de Óleo Essencial de Ylang-Ylang;

- 5 gotas de Óleo Essencial de Sálvia-Esclaréia.

Misture bem e use a cada lavagem.

Obs.: o xampu ficará mais líquido.

Cabelos secos

A aparência do cabelo seco é a falta de brilho. As glândulas sebáceas secretam óleo insuficiente para lubrificar os cabelos. Pouco ou nenhum óleo na dieta pode contribuir para que o cabelo fique mais seco, tanto quanto uma dieta pobre em nutrientes. Problemas externos podem contribuir para o ressecamento de seu cabelo, como o uso excessivo de chapinha, secadores, etc. De tempos em tempos, dê uma pausa no uso de secadores e outros acessórios elétricos, deixando os cabelos secarem naturalmente.

Os óleos essenciais que podem auxiliar no tratamento de cabelos secos são: cedro, camomila, sálvia-esclaréia e lavanda. Várias vezes na semana, utilize as máscaras abaixo:

Máscara para condicionar os cabelos secos negros ou castanhos:

- 3 colheres de sopa de óleo vegetal;

- 3 gotas de Óleo Essencial de Cedro;

- 3 gotas de Óleo Essencial de Sálvia-Esclaréia;

- 3 gotas de Óleo Essencial de Lavanda.

Passe no couro cabeludo e vá massageando a raiz. Após aplicar no couro e massagear, passe o resto no cabelo todo, do couro cabeludo até as pontas. Passe um filme osmótico (aquele plástico-filme de cozinha) no cabelo e cubra fazendo uma touca com papel alumínio. Deixe agir por 20 minutos. Enxágüe e lave com xampu e condicionador próprios.

Máscara para condicionar cabelos secos claros:

- 2 colheres de sopa de óleo vegetal;

- 2 gotas de Óleo Essencial de Cedro;

- 2 gotas de Óleo Essencial de Sálvia-Esclaréia;

- 2 gotas de Óleo Essencial de Lavanda.

Coloque o óleo vegetal em uma bacia de cerâmica e acrescente os óleos essenciais. Passe a mistura no couro cabeludo e massageie. A seguir, passe o restante no cabelo todo, do couro cabeludo até as pontas. Passe um filme osmótico no cabelo e cubra fazendo uma touca com papel alumínio. Deixe agir por 20 minutos. A seguir, lave e enxágüe com xampu e condicionador acrescidos de óleos essenciais, sempre na seguinte dosagem: para cada colher de sopa de xampu ou condicionador, utilize 3 gotas, ou seja, para 20 ml de xampu, use 6 gotas de óleos essenciais.

Xampu para cabelo seco:

- 200 ml de xampu para cabelo seco neutro (sem fragrância e sem sal);

- 20 gotas de Óleo Essencial de Sálvia-Esclaréia;

- 20 gotas de Óleo Essencial de Lavanda;

- 20 gotas de Óleo Essencial de Cedro.

Esta mistura rende para várias lavagens. Use sempre que necessário.

Cabelos oleosos

Cabelos oleosos ficam com a aparência de sujos, e, além disso, podem deixar o bulbo fechado pelo excesso de oleosidade e ainda provocar caspa e queda capilar.

Um dos grandes fatores de contribuição para um couro cabeludo oleoso é o excesso de fritura na alimentação, além do abuso de carboidratos refinados e açúcar. Também pode haver um quadro de desequilíbrio hormonal, provavelmente pelo aumento de hormônios androgênicos. Vale mudar a dieta e consultar um ginecologista para verificar as taxas hormonais.

Os óleos essenciais que auxiliam na redução de oleosidade no cabelo e couro cabeludo são bergamota, limão, cedro, junípero, cipreste, ylang-ylang e patchouli.

Máscara de argila para cabelos oleosos:

- 3 colheres de sopa de Argila Rain Forest (excelente equilibrador da oleosidade capilar);

- 4 colheres de Água Perfumada de Tea Tree;

- 3 gotas de Óleo Essencial de Limão-Tahiti;

- 3 gotas de Óleo Essencial de Bergamota;

- 3 gotas de Óleo Essencial de Cedro;

- 3 gotas de Óleo Essencial de Ylang-Ylang.

Adicione a Água Perfumada de Tea Tree à argila, misture bem e faça uma pasta homogênea. Acrescente os óleos essenciais. Aplique esta máscara esfoliante no couro cabeludo, abrindo mecha por mecha de seu cabelo, e passe em todo o cabelo. A seguir, puxe a máscara para todo o cabelo como se fosse passar uma química tonalizante e enrole o cabelo. Cubra a cabeça com filme osmótico e sobre ele coloque papel-alumínio. Deixe agir por aproximadamente 20 minutos.

Sâmia Maluf é formada em psicologia, com especialização em adicções, depressão e síndrome do pânico. Possui formação em Aromaterapia e é autodidata em Aromatologia. Mais informações ser obtidas no site www.bysamia.com.br .

Fonte: Bysamia

7 comentários:

Luma disse...

daaaai .. pq o cabelo seco e claro recebe menos produto, vc sabe me dizer ?

beeeeijinho

Dai disse...

Lu, talvez seja devido a espessura. Normalmente cabelos claros são mais finos... mas é um chute.. heheheh

Anônimo disse...

Dai, o meu couro cabeludo é normal e meus fios são ultra secos, crespos(maleáveis, não carapinha)!Tecnicamente eu tenho tudo para me beneficiar do Co Wash, mas, na prática, foi um desastre: cabelo sem brilho e com frizz!Nem Co wash feito com o One deu certo!!No entanto, preciso urgentemente descobrir uma forma de deixar meus fios mais hidratados da raiz às pontas!!Tá difícil!!Sniff!

Dai disse...

Olá Anônimo!
Tente concentrar o shampoo bem rente ao couro cabeludo e não passe nos fios, deixe que ele escorra com a água normalmente, a água mais aquele resíduo de shampoo já limpa.
A dica mais importante fica então para as hidratações, primeiro: compre uma máscara boa e ampolas se possível... A máscara precisa ser a mais hidratante que estiver disponível para vc.
Separe em um potinho a quantidade e máscara a ser utilizada e adicione a este 1 colher de sopa de óleo vegetal, precisa ser vegetal puro (melhores óleos: abacate, coco, amêndoas, semente de uva)... misture bem e passe nos fios sempre enluvando bastante... depois disso coloque uma touca plástica e deixe agir por bastante tempo (30 a 60 minutos)... ao retirar se vc sentir seu cabelo muito 'gorduroso' passe um pouquinho de shampoo, normalmente se vc usar um óleo leve não precisará de shampoo, pode ir direto para o condicionador... Evite passar muito próximo ao couro, e faça no mínimo 2x por semana... o prazo para vc ver melhoras evidentes é de 1 mês!

Anônimo disse...

Obrigada, Dai!!!Tenho usado o óleo de amendoim!!Está melhorando!!!Faço umectações com o azeite estravirgem também!Muito bom!Bjo!

Anônimo disse...

VENDO ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA VINDO DIRETAMENTE DA REGIÃO DE PROVENCE NA FRANÇA FRASCO 10ML R$29,90+FRETE VIA SEDEX ,ENTREGAMOS PARA TODO BRASIL CONTATO :OLEODELAVANDA@HOTMAIL.COM

Anônimo disse...

Oleos essencias importados da Inglaterra, com procedencia de varios paises e excelentes precos! oleos vegetais, florais de bach e hidrolatos tambem disponiveis! aromaterapia23@gmail.com

Encaracoladas!

:D