domingo, 22 de fevereiro de 2009

Plástica Capilar

A Wanessa Camargo fez e adorou, a Eliana virou fã, a Kelly Key não consegue mais ficar sem. Estamos falando da requeratinização capilar — mais conhecida como plástica de fios ou plástica capilar —, um tratamento feito em salão, que garante recuperar o mais detonado dos cabelos, sem alterar sua estrutura.

Essa nova técnica de revitalização foi desenvolvida pela indústria cosmética japonesa (sim, a mesma que criou o recondicionamento térmico para alisamento de longa duração) e, em pouco tempo, ganhou adeptas fervorosas no mundo todo. Tecnicamente, trata-se de um processo capaz de repor as proteínas perdidas. “Em outras palavras, significa nutrir internamente os fios, o que vai deixá-los macios, brilhantes, maleáveis”, explica Aldeni Ribeiro, proprietária do salão Lay Out, em São Paulo (SP), um dos primeiros a divulgar a técnica.

Embora a plástica seja indicada para todos os tipos de cabelo, você não precisa abandonar a boa e velha hidratação semanal, feita em casa ou no salão.

Segundo os cabeleireiros, ela realmente funciona e continua bem cotada na lista de cuidados essenciais para hidratar e revigorar os fios. Porém, dependendo da situação da sua cabeleira — leia-se fios ressecados pela chapinha, desbotados pelo sol, opacos por causa do secador ou alisados, tingidos, com permanente, recondicionados termicamente —, a hidratação e o banho de creme talvez não sejam suficientes para recuperar o desgaste da fibra capilar, que acaba perdendo proteínas e a umidade natural, ficando sem brilho, áspera e sujeita a rompimentos.

Entenda a diferença: a hidratação repõe a água perdida, mas atua apenas na superfície do fio; já a queratinização preenche o fio com queratina, encorpando-o. “Apenas o profissional pode, após uma avaliação, determinar a necessidade do tratamento”, avisa Aldeni. Ele não faz nenhum mal, recuperando o fio apenas onde ele realmente precisa, mas, por ser um tratamento relativamente caro, a indicação precisa ser bem-feita.

Na plástica, o principal ingrediente é uma substância encontrada no cabelo, a queratina, proteína que constitui cerca de 80% do fio.

Quem ainda não se decidiu pela plástica de fios ou achou o preço um pouco salgado (160 reais, em média, por aplicação) pode dar aquele trato no cabelo com produtos, cujo princípio ativo na formulação é a queratina. Eles não promovem o mesmo efeito da queratinização profissional, mas conseguem melhorar o aspecto do fio fechando as escamas; além disso, podem ser usados para a manutenção da própria plástica.

Mas cuidado, o uso permanente de queratina pode tornar o cabelo duro e quebradiço!

•Queratina Líquida Kerapower, Tânagra

•Shampoo Queratina 18 Aminoácidos, Drogaderma

•Hidratante de queratina, Vita Derm

•Condicionador Origem, Macadâmia e Queratina, Nazca

•Spray Revitalizante de Queratina, Basic Hair

•Liquid Hair, Queratina, Wella

•Queratina Líquida, Biorene

•Forcintese, Kérastase Resistance (com cinco bisnagas), L’Oréal

•Kit de hidratação e queratinização, Tânagra

Fonte: Boa Forma

3 comentários:

Anônimo disse...

Quero comprar o kit de plastica dos fios para fazer em casa, qual a melhor marca? Posso comprar pela internet?

Anônimo disse...

Quero comprar o kit de plastica dos fios para fazer em casa, qual a melhor marca? Posso comprar pela internet?

Dai, RS - Brasil disse...

A Plástica capilar só é feita em salões (ou em casa se vc comprar todos os produtos dela e alguém te ajudar). As marcas são Kérastase e Loreal (tem as duas receitas aqui no blog).
Não sei se tem algum kit pronto para comprar mais barato q essas marcas com esse nome de plástica.

Encaracoladas!

:D