terça-feira, 28 de julho de 2009

Hidratar ou Reconstruir?

*post por Dai

Os cabelos compõem-se de:
90% da proteína queratina que contém, na sua estrutura, 18 aminoácidos,
8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico, e
2% dos minerais de ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.

Analisando os dados acima conseguimos compreender porque que os cremes e produtos externos destinados a hidratar só podem agir naqueles 8% da composição do cabelo. Parece pouco mas a diferença entre hidratar e não hidratar é muito grande.

Quando usamos o secador para alisar, estamos retirando essa água do cabelo, ou seja, esses 8% e deixando os 90% de queratina, que nada mais é do que uma fibra endurecida, deixando o cabelo com aspecto liso! Isso também explica porque quando molhamos o cabelo depois da escova ou chapa ele volta ao normal ou porque quando o clima está muito úmido os fios vão enrolando novamente.

O ressecamento é o primeiro sinal de que os cabelos estão desidratados, sendo que a perda da umidade interna dos fios provoca uma diminuição da coesão entre as células, facilitando com que eles se quebrem.

Já a reconstrução tem poder para agir nos 80%, por isso quando fazemos uma boa reconstrução os fios recuperam-se bem, porém as reconstruções podem deixar os fios duros e devem ser sempre bem espaçadas.
Recomenda-se um cronograma de tratamento reconstrutivo e nutritivo para cabelos que sofrem com muita química, seja ela qual for.

Hidratar e reconstruir são procedimentos que precisam andar juntos. Cabelos sem química podem se concentrar na hidratação e reconstruir apenas eventualmente, já cabelos com qualquer tipo de química precisam passar constantemente por reconstruções, para que a principal matéria do cabelo, que é retirada a cada procedimento químico, possa ser recolocada no fio.
Logicamente o fio não voltará a ficar igual como seria virgem, mas dessa forma ele se torna mais resistente as agressões químicas e físicas que por ventura vier a sofrer.

18 comentários:

Alice disse...

Quais sãos melhores produtos reconstrutores na sua opinião?

Dai disse...

Oi Alice... se você quer uma tratamento barra pesada eu recomendo KITS: CPR da Senscience, 3 Steps (Ultimate Treatment) da Lanza e o Extreme (um vermelho, não lembro a marca).
Máscaras: reconstructor da Lanza e Energizing da NPPE/Chitsai... acho elas melhores que a Kérastase e a Absolut Repair, pela formulação.
Uma reconstrução poderosíssima é também a Kérathermie da Kérastase, mas o ideal é fazer essa no salão.
Bjks

Alice disse...

Brigadu!!!
;*

Anônimo disse...

Praticantes do low poo podem fazer recosntruções? Sei que algumas marcas possuem máscaras liberadas, mas digo o processo como um todo, com todas as estapas de tratamento.

Dai disse...

Olá Anônimo, poder é claro que pode, não tem incompatibilidade alguma, eu faço reconstrução com produtos que usam silicone (bem pouco silicone) e também uso coloração que tem silicone. Em cabelos que precisam de reconstrução com certeza ela fará mais bem do que mal.
O único cuidado é não deixar o silicone sobrecarregar o fio, assim se torna muito difícil para surfactantes leves dissolvê-los. Como reconstrução é um tratamento esporádico acredito que dentro da rotina Low Poo vc nem notará que usou. Pelo menos é o que acontece comigo.

Plin Fashion disse...

Vi seu link em um blog, amei de c ara só o nome do blog. Amei o blog.
Vou votar!


E já estou te seguindo.

Se quizer depois fazer uma visinha no meu... lá eu falo de moda, música e mundo.
E novo, e estou realmente postando com frequencia agora.
Beijoquinhas.

Talitaribeiro.com.br

Anônimo disse...

Será que você poderia dar alguma dica de produtos reconstrutores com preços mais acessiveis?

Dai, RS - Brasil disse...

Sim, tem uma reconstrução da Amend, tem sa Skafe tb. Vc pode comprar aquelas bisnagas de Keratina também e fazer o procedimento do rótulo. Tem várias marcas com aquelas caixinhas de reconstrução. Procure em lojas de produtos de beleza, é fácil achar.

Liss disse...

Dai, comprei um Kit da avlon para reconstrução e contem KeraCare 1st Lather Shampoo, Affirm Positive Link e um Affirm 5 in 1 Reconstructor, ainda estou esperando chegar. Você sabe se esses produtos são bons?

Dai, RS - Brasil disse...

São otimos Liss! Ja usei e todo mundo fala bem, sao profissionais! Alguns deles nao fazem parte da rotina No Poo mas cumprem muito bem o que prometem, espero q seu cabelo se dê bem com a marca.

Liss disse...

Não poderia ter notícia melhor do que essa, muito obrigada
:*

N@nd@ disse...

Oi!!! Uma ajuda: Meu cabelo é fininho, liso e está com quebra/queda...enfim, tá pobre. rsrs. Faz tempo que não uso química.
Comprei esse Hair Repair da lanza, step 3, The ultimate treatment. Vc disse que deve ser usado esporadicamente. Mas de quanto em quanto tempo? E a hidratação? Seria o ideal pra mim? No momento só uso aquele tratamento noturno Novex (leave in).
Me dá uma dica!
Brigada.

Dai, RS - Brasil disse...

Se seu cabelo estiver na UTI vc pode usar o Lanza 1x por semana, se ele estiver ressecado pode ser a cada 15 dias, como manutenção para um cabelo seco, com pequenos danos pode ser 1x por mês. O reconstrutor pode mudar um pouco a textura do fio (deixar mais duro ou até alisar um pouco o cabelo) mas esse efeito sai com o tempo nas lavagens normais.
Hidratação: cabelo na UTI 3x por semana, cabelo ressecado demais: 2x por semana, manutenção de cabelo crespo/cacheado: 1x por semana, cabelos lisos, normais etc: 15 dias ou 1x por mês!
;)

Liss disse...

Dai, só mais uma pergunta, estava vendo lá no fórum que as meninas usam depois do SR uma máscara hidratante, se eu usar o Affirm Positive Link e um Affirm 5 in 1 Reconstructor tem necessidade de usar uma máscara hidratante em seguida?
Bjs ;*

Dai, RS - Brasil disse...

Sim, acho bem interessante, mas não é algo obrigatório. Se vc puder eu recomendo sim!

Anônimo disse...

OLÁ DAI! ME AJUDA NESSA?! MEU CABELO É RESSECADO PRINCIPALMENTE NA RAIZ, É VOLUMOSO,QUEBRADOS E AINDA CACHEADO, GOSTO DOS CACHOS, MAS DO RESTO QUE CITEI NÃO. ME AJUDA SE POSSÍVEL EM NOME DE PRODUTOS QUE ENCONTRO EM LOJA DE COSMÉTICOS E QUE TENHAM PREÇOS ACESSIVEIS. AH! NÃO TEM QUIMICA. ESTOU QUERENDO MÁGICA NÉ?! RSRSRS!! DESDE JÁ EU AGRADEÇO!! AGUARDO RESPOSTA ABRAÇOS!! ANGELICA

Dai, RS - Brasil disse...

Angelica, primeiro... se vc precisa de resultados produtos de mercado vão demorar muito para te dar (se derem), recomendo investir em produtos profissionais que são feitos para isso. O q vc precisa é de muita hidratação primeiro. Vc pode até reconstruir mas nunca pode desleixar com a hidratação e vc só vai ver o resultado mesmo quando seu cabelo q está no couro cabeludo for ponta, não adianta mentir pra ti, é assim mesmo.
Recomendo as máscaras profissionais das marcas: Loreal Professionnel, Matrix, Kérastase, Lanza, Joico, Wella e demais. As com preco mais acessivel sao da Matrix. Eu gosto bastante.
Evite produtos muito detergentes tb, principalmente shampoo, uma otima opcao é o Jhonsons baby q é mais light. Use pouco tb, ou dilua em água se preferir.
Abraços

Anônimo disse...

apos hidratarmos e reconstruir os cabelos perdemos 30% da hidratação.

Encaracoladas!

:D