terça-feira, 31 de março de 2009

Scott Duramax, toalha de papel


Por enquanto é a melhor toalha de papel que já usei. É mais cara que as demais mas o custo benefício é ótimo.

Ela parece um paninho e pode até ser torcida, delicadamente é claro. Uso 4 toalhas para a primeira secagem dos cabelos, ela fica bem úmida depois uso mais 2 folhas separadas para absorver bem o restante da água. Depois é só deixar ao ar livre que ela seca e continua bem molinha, como um tecido mesmo, prontinha para ser usada novamente, ela também não solta pedaços.

Como a absorção é bem poderosa, percebi definição extra nos cachos e consegui fazer com que a raiz ficasse altinha (secando de cabeça para baixo), e fazer a minha raiz lisa ficar altinha é quase um milagre.

Toalhas Scott Duramax® – a primeira e única toalha reutilizável do mercado, devido a sua exclusiva tecnologia Hidrotela® que permite que as folhas sejam laváveis. Muito mais resistente que as toalhas comuns, pois cada folha tem a duração equivalente a três ou quatro folhas de papel convencional. Ideal para secar qualquer tipo de líquido das superfícies, limpar eletrodomésticos em geral, secar e lustrar.

fonte: Destaque

segunda-feira, 30 de março de 2009

Crescimento dos fios


Ainda não há uma fórmula mágica para fazer o cabelo crescer da noite para o dia, mas com alguns cuidados podemos acelerar esse processo e obter resultados espetaculares sem recorrer aos apliques.

Dicas para acelerar o crescimento:

Corte as pontas: cortar as pontinhas no máximo a cada três meses. Essa é uma mas principais dicas. Depois de passados três meses do corte é comum o cabelo apresentar ressecamento e, como resultado, surgem as pontas duplas que prejudicam o crescimento. Isso acontece principalmente quando o cabelo é liso, fino e sem volume. Dessa maneira, os fios se abrem com facilidade.

Massagem: O cabelo cresce em média de 1 a 1,5 cm por mês, quando o folículo piloso está saudável e recebe os nutrientes necessários por meio da boa oxigenação. As células são alimentadas pelo sangue que carrega os nutrientes necessários ao crescimento dos fios.
Todo nosso corpo deve ser trabalhado, exercitado, inclusive o couro cabeludo.

Dieta: apostar numa alimentação rica em frutas, verduras e carnes magras. Esses alimentos oferecem nutrientes importantes para o fortalecimento capilar, como as vitaminas A, E e os aminoácidos. "Como o cabelo é constituído de queratina, um tipo de proteína, é fundamental a ingestão de leite, carnes e ovos para que os fios cresçam resistentes. Não adianta ter cabelos compridos, mas que sejam fracos e quebradiços", alerta Carolina.

A especialista diz que suplementos à base de aminoácidos contribuem para o crescimento com força. Porém, eles devem ser prescritos pelo médico. Já as cápsulas de vitaminas e minerais só devem ser consumidas se realmente for detectada uma carência no organismo, o que é comum para quem faz dieta de emagrecimento por tempo prolongado ou tem anemia.

Oleosidade: alguns distúrbios metabólicos ou das glândulas sebáceas também podem interferir na saúde e no crescimento dos cabelos. Água muito quente durante o banho ativa as glândulas sebáceas e dormir com os cabelos molhados também faz aumentar a oleosidade. Abafar os cabelos com toucas e bonés por um longo período também é prejudicial.
A gordura dos fios acaba se misturando ao suor e sufocando os folículos pilosos, o que além de retardar o ritmo de crescimento causa coceiras, descamações e alergias. Lave seus cabelos regularmente - a regra é dia sim, dia não, para a maior parte das pessoas - para mantê-los saudáveis. E se tiver tendência à oleosidade, prefira xampus suaves. Quem tem fios oleosos deve lavar todos os dias e passar condicionador só nas pontas para não aumentar a oleosidade na raiz, o que impediria os folículos pilosos de respirarem. No mais, durante o banho, evite esfregar a cabeça com muito vigor para não estimular ainda mais as glândulas sebáceas. Ao contrário disso, os movimentos suaves levam a oleosidade natural para toda a extensão dos fios.

Parar de fumar: a nicotina é vaso constritora, ela vai reduzindo a capacidade dos vasos capilares que alimentam os fios.

Proteção e hidratação: agentes externos como sol, cloro, água do mar e coloração deixam a cutícula do cabelo aberta e frágil, impedindo que ele cresça com saúde. Por isso sempre use um leave-in com filtro solar na formulação. Tais produtos formam uma película protetora sobre a fibra capilar, deixando os fios menos vulneráveis. Uma hidratação intensiva semanal, com ampolas e cremes à base de proteínas, também é uma boa opção. Além do escudo protetor, garantem brilho, maciez e balanço aos fios. Esses cuidados ajudam o fio a crescer rapidamente e previnem rupturas.. Se o seu cabelo estiver muito danificado, uma boa solução é recorrer a uma técnica recondicionante à base de queratina para selar o fio. Faça, pelo menos de 15 em 15 dias.

Referências:
Mulher Brasileira,
MulherFeliz,
Tricologia
RevistaOuse

domingo, 29 de março de 2009

Penetraitt Deep Reconstrutive Protein Treatment - Sebastian


Sebatian realmente é uma marca maravilhosa! E cumpre o que promete. Esse reconstrutor é especialmente indicado para aqueles cabelos que estão quase entrando n UTI.
Quem quiser saber tudo sobre esse reconstrutor não pode perder o post que a Marcela escreveu sem seu blog Almanaque do Tudo, clicando AQUI!



http://almanaquedetudo.blogspot.com/2009/02/penetraitt-deep-reconstrutive-protein.html

sábado, 28 de março de 2009

Escova anti porosidade

*Receita retirada do Blog House of Beauty!

Esta fórmula serve para hidratar, revitalizar, repôr proteínas e alisar a cutícula eliminando o máximo de porosidade. Auxilia na recuperação de cabelos danificados.

Ingredientes:
30ml de queratina líquida Wella Liquid Hair
30ml de defrisante termo ativado
4ml de extrato de uva
1 sachê de tratamento de choque Elseve Liss Intense ou uma ampola Flash Liss L’óreal.

Protocolo: Lave o cabelo com o shampoo anti-resíduos. Em água morna, repita a operação.
Não use condicionador ou leave in. Retire o excesso de umidade com uma toalha. Desembaraçe os fios, dividindo-os em pequenas mechas e prendendo-as com presilhas.
Aplique a mistura mecha a mecha, seque com secador (como no procedimento para escova lisa). Ao finalizar, utilize uma prancha de cerâmica, mecha a mecha, por 6 a 10 vezes (esta é a fase mais importante, seja paciente e repita duas a três vezes).

Fonte: House Of Beauty

sexta-feira, 27 de março de 2009

Super Sculpt - Paul Mitchell

 
Meu gel preferido!!!

Finalizador em gel que mantém a forma do cabelo (cachos ou ondas) o dia todo, deixa muito brilho, tem um cheirinho discreto e é super fácil de espalhar, ele fica uma gosminha quando espalhado nas mãos.
O cabelo fica durinho enquanto seca mas depois fica normal.
No meu cabelo ele não adicionou volume, como fala na descrição, bem pelo contrário, ele controlou bastante o volume e o frizz e o cabelo seca mais rápido mesmo! Ótimo para o invernão aqui do sul.

Usa-se pouco por vez por isso ele rende bastante.

Ele também pode ser usado para fazer escova!
Sou suspeita para falar, pois realmente eu adoro Paul Mitchell, sempre com produtos de alta qualidade e vários podem ser utilizados para muitos fins!

Descrição: Fixação média e flexível. Agentes modeladores proporcionam controle moderado. Adiciona volume e brilho. Ingredientes combinados ao pantenol, promovem volume e brilho com fixação durável. Secagem rápida.
Quando utilizado para fazer escova, proporciona máximo corpo e secagem rápida.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Produtos DevaCurl


Low Poo: Higienizador que entra no lugar do shampoo. Elimina resíduos e produz pouca espuma. É indicado para passar no couro cabeludo oleoso. Indicações do rótulo são para uso diário. Para cabelos ressecados recomenda-se o uso uma vez na semana ou conforme a necessidade do cabelo.


No Poo: Higienizador que entra no lugar do shampoo. Limpa e restaura delicadamente os cachos de cabelos crespos e rebeldes sem produzir espuma, possui anti-sépticos naturais. Nutre o couro cabeludo.

One Condition, condicionador: Condiciona e mantém os cachos brilhantes e soltos. Restaura e neutraliza o ph. Também serve como leave in e máscara.

AnGéll, leave in: Gel ativador de cachos que mantém a forma sem aspecto duro ou molhado.

Set It Free, creme leave in em spray: Adiciona brilho e define os cachos, com ação anti-frizz.


Produtos não disponíveis no Brasil:


Heaven in Hair, máscara: Tratamento profundo, promove máxima hidratação.


B' Leave in, leave in: Gel hidratante ativador de cachos enriquecido com proteínas.


Set Me Up!, leave in: Pomada estilizadora, controla o frizz, define cachos.

Mist-er Right, spray: Revitalizante, umidificador. Reativa os cachos.


Além dos produtos, DevaCurl possui dois acessórios para estilização dos cabelos:

Deva Clips: Clips utilizados na secagem do cabelo para levantar a raiz.


Deva Sun Dryer com o exclusivo Deva Fuser: desenvolvido para atender as necessidades dos cabelos cacheados. A temperatura e potência ideal do secador juntamente com o design diferenciado do difusor simulam a secagem dos cachos de forma natural, de dentro para fora. O secador está disponível para compra no Brasil.


Vídeo de apresentação dos produtos DevaCurl, em inglês:



Fonte: DevaChanSalon e Terapia Deva

quarta-feira, 25 de março de 2009

Banho de Vitamina C


Vita Shower é uma ducha que utiliza um mecanismo simples e funcional: um cartucho especial com vitamina C que é acoplado à ducha e a água passa a ser expelida com doses da substância, porém sem alterar sua cor.

O cloro esteriliza a água, mas se torna um inimigo após o chuveiro! Ele leva a beleza do cabelo ralo abaixo, maltrata os fios, diminui a imunidade da pele, acelera o aspecto de envelhecimento e agravam problemas dermatológicos como eczemas, dermatites e caspas.

A vitamina C tem várias qualidades e propriedades quando aplicada sobre a pele:

Ação antimanchas: É muito comum usar a vitamina C em tratamentos contra manchas (manchas escuras que surgem em geral durante a gravidez). “Além de ajudar a clarear a pele, a substância evita o efeito rebote", diz a Dra. Áurea Lopes, membro da Sociedade Brasileira e da Sociedade Americana de Dermatologia. "O melasma é provocado por um excesso de produção de melanina e a vitamina C inibe a ação da tirosinase, enzima que produz os pigmentos", completa a médica que associa a vitamina C a outros clareadores em combinações e concentrações que dependem da intensidade da mancha e do tipo de pele.
Nos tratamentos antimanchas a vitamina C também pode ser associada a plantas. "A mistura do ácido ascórbico com a planta canadense Rumex Occidentalis, tem ação despigmentante, inibindo a enzima tirosinase", explica Sonia Corazza, engenheira química especializada em cosmetologia.
"Combinada com o extrato de uva-ursi, inibe o progresso do escurecimento da pele e reduz a pigmentação existente, uniformizando a tonalidade da pele", completa.

Ação foto protetora: A vitamina C age como um fotoprotetor. Segundo a esteticista Janete Cordeiro, essa vitamina aplicada semanalmente na pele ajuda a proteger contra os raios UVA e UVB do sol. "Os níveis de ácido ascórbico acumulados na pele são de 20 a 40 vezes superiores àqueles adquiridos por ingestão oral", diz Janete. "Mas isso não quer dizer que a substância tenha o poder de barrar os raios solares. Portanto, o uso de filtros solares continua imprescindível", avisa. A dermatologista Áurea Lopes concorda: "Ela acentua a ação dos fotos protetores. E por não ser fotossensível, indico o uso de manhã e à noite".

Ação rejuvenescedora: As funções protetoras e clareadoras da vitamina C já ajudam a manter a aparência jovem da pele. Mas a substância faz mais: promove síntese de colágeno e tem efeito antioxidante, ou seja, reduz a formação de radicais livres. "A vitamina C aplicada na pele capta os radicais livres evitando que prejudiquem a pele", diz a esteticista Janete Cordeiro.
"Esse ativo permanece na pele por até 72 horas, aumentando seu poder de penetração no tecido cutâneo, o que estimula a produção de fibras de colágeno e elastina, proteínas que sustentam a pele".
Em consultório médico, a substância também é usada em tratamentos anti-enveihecimento. "Em alguns casos, uso a vitamina C em forma injetável na face, na mesoterapia, para estimular o colágeno e deixar a pele mais firme, com menos rugas", revela a Dra. Áurea.

Nos cabelos:
A Vita Shower também é indicada para os cabelos – há uma melhora imediata na textura, já que a ducha também filtra o cloro presente na água, considerado um inimigo para peles e cabelos. Além disso, a vitamina combate o estresse. A ducha não apresenta riscos de vitaminose, visto que a vitamina C é hidrossolúvel, isto é, o próprio organismo elimina os excessos.

Vitamina C: Enquanto elemento filtrante, anula o cloro e os problemas que ele causa, a vitamina revitaliza, amacia e dá elasticidade aos cabelos e a pele, diminui a porosidade protegendo os fios contra as quebras e pontas duplas.
Evita que a oleosidade natural que protege os fios fique rançosa, além de dar mais brilho, por causa da ação microexfoliante que faz na cutícula.
Dá para ver esses resultados na prática e afirmar que a vitamina C traz para os cabelos os mesmos benefícios que produz na pele: tem ação antienvelhecimento e melhora a textura dos fios. Sobre a região do couro cabeludo, combate a escamação provocada por estresse, ajuda a controlar a oleosidade excessiva e ainda limpa bem os resíduos de xampus.

O banho de vitamina C, alia os efeitos imediatos de maciez e brilho ao tratamento mais profundo que garante a saúde dos fios a longo prazo. "As pessoas notam imediatamente a diferença na textura do cabelo, que fica mais solto, macio e brilhante", diz. O banho de vitamina C é próprio para todos os tipos de cabelos - dos normais, aos secos, oleosos e com processos químicos.

Outras ações
A vitamina C é ainda antiinflamatória. "O ácido ascórbico ajuda no tratamento de queimaduras de sol provocadas pela exposição exagerada aos raios UVB, diminuindo a vermelhidão", diz Janete. E tem mais: "Como a vitamina estimula a formação do colágeno, ela ajuda na recuperação da pele e, portanto, combate às estrias do corpo", diz Áurea Lopes.

Aumenta a imunidade e contribui no retardamento do aspecto de envelhecimento.
Dinamiza as defesas naturais do corpo humano.
Evita as irritações dos olhos.
Revitaliza a pele e os cabelos.
Acalma, amacia e dá mais elasticidade às peles irritadas e com problemas dermatológicos.
Retarda o retoque da coloração e tratamentos capilares.
Revitaliza, amacia e dá mais elasticidade aos cabelos e à pele.
Diminui a porosidade, protegendo os fios contra as quebras e pontas duplas.
Dinamiza as defesas naturais do corpo humano.
Evita as irritações dos olhos.
Revitaliza a pele e os cabelos.

Ficha Técnica da Vita Shower:
Contém: Peça principal, cartucho com Vitamina C e invólucro transparente. A ducha necessita de uma mangueira especial: a Lorenzetti Metálica 3 polegadas e meia.
Peso: 207,48 g
Cartucho: contém 20 g de Vitamina C e vida útil de 10 mil litros de água, quantidade por caixa: 5 cartuchos.

Fonte: Cazza Hair Cosmetics

segunda-feira, 23 de março de 2009

'Up' nos cachos!



Deparei com essa reportagem... depois que olhei bem direitinho percebi o DevaSun e mais além.... o Miro!

A matéria é um passo a passo do corte e da aplicação DevaCurl também! Com foto e tudo!
A reportagem é do dia 19.03, portanto está fresquinha!

Dá para tirar várias dúvidas pois as fotos acompanham a descrição no passo a passo!

Simplesmente IMPERDíVEL!

Clique AQUI para ver toda a matéria!

Deep Conditioners


Condicionadores considerados profundos ou deep conditioners são produtos que podem ser utilizados de três formas diferentes: como leave in (creme para pentear), como máscara hidratante e como condicionador.

Uma das diferentes formas de uso desses produtos é o condicionamento casado ao leave in. Aplica-se o condicionador fazendo a massagem capilar e logo após retira-se apenas o excesso do mesmo, deixando uma parte do produto nos fios, assim como um leave in normal.

Outra forma é como máscara de hidratação. Esse tipo de tratamento pode ser utilizado para dar maciez e hidratação.

Para fazer uma hidratação com um Deep Conditioner é necessário:

Tempo: Cerca de uma hora. É importante deixar bastante tempo agindo nos cabelos para que o produto penetre no fio.

Produto: entre vários produtos estão os condicionadores da Yamá (aquele amarelinho), One Condition da DevaCurl, a linha Mixed Chicks (contém silicones insolúveis) e Jessicurl (sem silicones) ambos encontrados apenas no exterior.

Aquecimento úmido: para este caso o mais recomendado é o uso de uma toalha umidecida em água quente e enrolada no cabelo. Assim faz-se um procedimento quente e úmido e não quente e seco como existe na touca quente. Pode-se usar também touca plástica ou metálica, neste caso sem aquecimento ou com a toalha quente por cima.

Passo a passo:

1. Lavar com shampoo ou apenas com água abundantemente, conforme o caso. Retirar a umidade com uma toalha.

2. Aplicar generosamente o produto no cabelo úmido, concentrar-se nas pontas, que naturalmente são mais ressecadas. Enluvar bem com os dedos ou com pente de dentes largos.

3. Colocar a touca ou toalha quente (trocar a toalha sempre que ela esfriar). O procedimento com a toalha precisa de pelo menos 20 minutos para abertura das cutículas,
o que melhora o aproveitamento do tratamento. A toalha pode ficar em torno de 20 minutos no cabelo, o restante do tempo pode ser sem o aquecimento. Após isso retire a touca e deixe esfriar por 5 minutos antes de enxaguar.

4. Enxaguar com água morna até cerca de 80% do condicionador.

5. Pra finalizar enxágue com água fria. Este procedimento é importante para selar bem as cutículas e reter o tratamento no interior do fio.

6. Aplique um leave in e deixe secar.

7. Se possível não lave no dia seguinte. Dê ao seu cabelo uma pausa de pelo menos 24 horas.

Esse tratamento pode ser realizado semanalmente.

Fonte: Mythbusterbeauty

domingo, 22 de março de 2009

Decifrando Rótulos!


O blog da Noemi está imperdível!
Ela tem postado diversas fórmulas e explicado para que serve cada componente, alertando quais são os reais benefícios dos produtos.
É claro que para quem não trabalha na área farmacêutica fica difícil entender para que serve cada componente de uma fórmula, é por isso que essas informações se tornam tão preciosas.
Fica a dica para quem gosta de saber o que está comprando!

Blog Decifrando o Rótulo, acesse aqui!

Coque lindo!

Ficar parecendo uma Diva dá trabalho!
Olhem o passo a passo deste 'simples' coque... Mas que ele é lindo, isso é!

sábado, 21 de março de 2009

Máscara Relaxima - Matrix


Dica do blog House of Beauty, por Parabólika:

Relaxima Care Deep Moisturizing Masque by Matrix

Esta máscara faz parte de um sistema de tratamento que a Matrix desenvolveu para pessoas que utilizam relaxamentos.

Acontece que os ingredientes são altamente hidratantes e reagem doando muita maciez, balanço, brilho e sedosidade.

Gosto de utilizar este produto ao menos uma vez na semana. Deixo atuando nos fios durante o banho, são suficientes 7 minutos para perceber a reação.

É incrível como ela desembaraça, amacia e recupera os fios. Adorei o produto, recomendo a quem deseja tratar os fios processados quimicamente ou não. É um produto do tipo coringa!

Pode ser usada por qualquer tipo de cabelo, com ou sem química!

Descrição do site Época Cosméticos:

Relaxima Care é um sistema hidratante e condicionante que confere cuidado extra ao cabelo relaxado.
Indicado para o uso antes, durante e após um serviço de relaxamento com hidróxido de Sódio ou Guanidina.
Suas fórmulas avançadas são enriquecidas com Aloe Vera (Sistema Reequilibrante pH.Aloe) e agentes condicionantes que trabalham em sinergia, protegendo e condicionando o cabelo durante o processo de relaxamento.
Relaxima Care age reequilibrando o pH do fio, proporcionando cabelos leves, saudáveis e naturais.
Deep Moisturizing Masque promove uma hidratação profunda e um condicionamento restaurador aos cabelos relaxados ou alisados.

Composição: Água, Álcool Cetearílico, Cloreto de Berrentrimônio, Álcool Estearílico, Ésteres Cetílicos, Fragrância, Metilparabeno, Manteiga de Butyrospermum (Manteiga de Karitê), Dicloridrato de Clorexidina, Miristato de Isopropila, Palmitato de Isopropila, Citrato de Sódio, Aminoácidos da Seda, Extrato da Folha de Aloe Barbadensis (D4795/1).

Este produto pode fazer parte da Rotina No Poo.

fonte: House Of Beauty

sexta-feira, 20 de março de 2009

Escova perfeita feita em casa!

Para as meninas encaracoladas que gostam de variar ou mesmo para as meninas de cabelo liso que querem dar um UP no visual. Aqui vai um videozinho do Bolsa de Mulher, onde o haistylist Hans explica tudinho, todas as técnicas e pequenos truques para que a escova feita em casa fique perfeita!
Ah, lembrando que o ideal é usar um secador profissional, o resultado é muito superior! Confiram!

quinta-feira, 19 de março de 2009

Defrisantes


Defrisantes são basicamente cremes leave ins disciplinadores. Eles ajudam a controlar o frizz excessivo e o efeito *fuá*. Normalmente também são termoativados, protegendo os fios contra o calor do secador.

Esses produtos são muito vendidos para cabelos lisos, ou para fazer escova e chapinha, mas eles podem ser utilizados por todos os tipos de cabelos como leave in normal.

O fato é que o defrisante contém ingredientes para disciplinar a fibra capilar.

Também deve-se levar em consideração as particularidades de cada produto. Alguns são sprays super finos para não pesar nos fios outros são cremes bem hidrantes, é preciso fazer alguns testes até que se ache o produto ideal para cada tipo de fio e de efeito que se queira.

Se você tem cabelo enrolado e deseja um pouco mais de controle esses produtos podem ser uma ótima dica, basta utilizá-los como leave in normal para cabelo cacheado. Também vale testar a dica de aplicação com os cabelos mais úmidos e caprichar no amassamento para criar cachos, ou não amassar para ter um cabelo mais solto.

Cuidado também com silicones, geralmente os defrisantes contém muito silicone. Se caso você sentir que seu cabelo está muito pesado, grudando, opaco ou até parecendo oleoso, experimente utilizar um shampoo anti resíduos para retirar uma parte desse silicone que acaba acumulando nos fios.

Para quem faz No/Low Poo tente o Relaxima, da Matrix ou o Phytodèfrisant, da Phyto, ambos estão liberados pra uso com a rotina.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Toalha de papel

Lorraine Massey em seu livro 'Curly Girl' nos ensina que as toalhas normais de algodão geram muito frizz, não apenas pelo tecido, mas também pelo modo como as usamos.

Para evitar o frizz, foi sugerido o uso de toalhas de papel (aquelas de cozinha mesmo, para absorver gordura das frituras) no lugar das toalhas de algodão.

A dica vale para qualquer tipo de cabelo e o resultado é realmente muito positivo. O frizz diminui bastante e quem tem cabelos enrolados experimenta uma definição extra nos caracóis e ondas.

Primeiro o cabelo não pode estar pingando, é necessário que se esprema delicamente com as mãos, em caso de cabelos cacheados, vale aquela amassadinha para já ir dando forma aos cachos.
Depois separe algumas folhas do papel toalha dobre-as e seque o cabelo sempre em movimentos de apertar e nunca esfregando, mesmo nos cabelos lisos.

O papel toalha precisa ser de boa qualidade para que não solte pedaços e nem fique ensopado de água rapidamente e acabe se desmanchando.

Testado e aprovado!

terça-feira, 17 de março de 2009

Schwarzkopf lança Essensity!


Não falei?
Nem bem a L'oreal conseguiu lançar a Everpure e já temos a notícia (pelas mãos da
Gelica do Fórum Terapia Deva! Obrigada querida!) que a Schwarzkopf Professional lança Essensity, uma gama completa de produtos naturais para cuidar do cabelo.

Combinando saúde, ecologia e responsabilidade social, Essensity concentra-se em três dimensões da sustentabilidade:

Na Saúde, esta gama suporta uma filosofia ‘sem’, ou seja, todos os produtos são livres de fragrâncias artificiais, silicones, óleos de parafina/minerais e parabenos, garantindo a substituição dos ingredientes sintéticos, sempre que possível, sem comprometer o desempenho do produto.

Na Ecologia, utiliza fórmulas predominantemente biodegradáveis e recorre a matérias-primas que são sintetizadas a partir de plantas e materiais recicláveis utilizando recursos renováveis.

Na Responsabilidade Social, Essensity celebra a natureza e as florestas tropicais, assumindo um compromisso anual para a reflorestação tropical de mais de 70 hectares de árvores e plantas tropicais no Panamá. Em parceria com o Futuro Tropical, desenvolveram um modelo que visa combater o aquecimento global, desenvolver a biodiversidade e o habitat para a vida selvagem e também dar apoio à comunidade índia.

A gama Essensity, da Schwarzkopf Professional, declina-se em três parâmetros essenciais à conservação de um cabelo saudável, brilhante, de textura natural e toque aveludado:

1. Essensity Coloração: (exclusivo para uso profissional): A primeira coloração permanente com uma fórmula inovadora, sem amoníaco e sem fragrância, com alta cobertura de cabelos brancos. Com uma gama composta por 20 cores misturáveis entre si, oferece resultados multi-tons com reflexos naturais.

2. Essensity Tratamento: Para ser usado tanto nos salões de cabeleireiro como em casa, dispõe de produtos específicos para todos os tipos de cabelo: Essensity Cabelos com Coloração ou Sensibilizados, Essensity Cabelos Secos, Desidratados ou Crespos, Essensity Cabelos Finos e Normais, Essensity Cabelo e Couro cabeludo com necessidades específicas.

3. Essensity Styling: Uma gama de produtos de fixação, brilho, volume e textura: Essensity Fixação e Controlo, Essensity Textura e Definição, Essensity Volume e Corpo e Essensity Suavidade e Brilho.

Além de tudo isso a Essensity contém essências orgânicas puras certificadas e óleos essenciais extraídos através de técnicas eficazes e inovadoras.

Mais uma linha que parece ser compatível com No Poo (ainda não sabemos sobre o sulfato)! Tomara que chegue logo por essas bandas!

fonte: Máxima

segunda-feira, 16 de março de 2009

Escova de Raiz

A Escova de Raiz é um acessório para alisar as raízes dos cabelos a partir de 1 cm de comprimento.
Ela também pode ser usada como piastra, alisando até as pontas. Muito curioso!!
Pra quem quiser tem no Guia Salão Brasil para vender!




domingo, 15 de março de 2009

Biolage Hydrathérapie - Matrix


Indicada para hidratar cabelos secos, rebeldes e danificados a Biolage Hidrathérapie tem uma fragrância deliciosa, consistência mediana e age em apenas 10 minutinhos.

Gostei muito dessa máscara, ela é perfeita para intercalar com outras máscaras mais potentes.
Obtive bons resultados usando tanto durante o banho quanto deixando muito mais tempo que o recomendado.

No meu cabelo ela ajudou bastante na questão da hidratação mesmo, ou seja, reposição de água no fio, devolvendo a umidade natural e consequentemente acalmando o volume, o frizz e devolvendo maleabilidade.
Importante: esses efeitos são potencializados se a máscara for utilizada no mínimo 1x por semana religiosamente, como tratamento.

O custo benefício é grande, considero uma boa máscara por um preço muito acessível pelos seus 500 gramas. Dá para usar quantias generosas e ela dura bastante.

Ela possui complexo de aminoácidos de seda, germe de trigo e extratos botânicos de capim limão, algas e sálvia.

COMPOSIÇÃO: Água, Álcool Cetearílico, Cloreto de Berrentrimônio, Álcool Estearílico, Ésteres Cetílicos, Fragrância, Metilparabeno, Butyrospemiun Park (Manteiga de Karitê), Dicloridrato de Clorexidina, Propileno Glicol, Citrato de Sódio Hexil Cinamal, Cumarina, Linalol, Butilfenil Metilpropional, Amil Cinamial, Polissorbato 20, Extrato de Algas, Extrato da Folha de Sálvia Officinalis (Sálvia), Extrato de Pólen, Extrato de Saponaria Officinals, Óleo de Germe de Triticum (Trigo), Extrato de Cymbopogon Schoenanthus, (D4745/1).

sábado, 14 de março de 2009

Umectação Capilar

Umectação capilar ou banho de óleo, é um potente tratamento para cabelos enrolados super ressecados.
A umectação devolve a umidade natural, equilibra, hidrata e acalma o volume dos fios.

Ela pode ser feita antes do banho para minimizar os efeitos do shampoo ou antes da hidratação, neste caso ela potencializa os efeitos da máscara.

A umectação deve ser feita com óleos vegetais puros e misturados (coco, semente de girassol, amendoim, rícino, jojoba, sésamos, extrato de aloe vera, amêndoa doce, semente de uva, gérme de trigo, abacate e por aí vai), evite óleos que contenham óleo mineral em suas fórmulas. O óleo mineral gruda no fio e dificulta a penetração de outros ingredientes.

Pode-se adicionar gotas de óleos essenciais aos óleos citados acima.

Os óleos podem ser aplicados com os cabelossecos ou molhados se preferir (fica mais fácil), mecha por mecha, sempre enluvando.
Pode-se usar uma touca térmica nesse tratamento, sempre tomando o cuidado de esquentar a touca antes de colocá-la na cabeça, retirando-a da tomada, para que o calor apenas ajude o óleo a penetrar no fio sem fritá-lo. Pode-se apenas deixar com touca de alumínio também.

fonte: irmandade pink

sexta-feira, 13 de março de 2009

Ampola Óleo Fusion - Kérastase


Tá aí a ampola mais falada de todos os tempos!

Dizem que ela é um dos grandes segredos dos belos cabelos das celebridades mundo a fora.

O mais surpreendente é seu efeito imediato, ela deixa os cabelos perfeitos: macios, brilhosos e super hidratados!

Ação do produto nos cabelos: Foram associadas 2 tecnologias que proporcionam nutrição duradora e proteção a fibra capilar.
Nutri-Huile: Riqueza dos óleos aliados a leveza das águas, para uma absorção instantânea para uma nutrição da raiz até as pontas.
Ionium - Polimero hidrófilo, facilita a penetração até o coração da fibra. Sua propriedade iônica fixa-se na superficie da fibra e forma uma película protetora.

Resultado imediato: Cabelos nutridos, macios, super leve e hidratados .

Conselhos de Aplicação: Lavar o cabelo com shampoo anti residuo, enxaguar. Secar com uma toalha para retirar o excesso da água. Aplicar a ampola nos cabelos mecha a mecha, massageando cuidadosamente. Enxaguar.

Dica de aplicação da Párabolika do Blog House of Beauty:

Eu já testei das mais diversas maneiras. Em mim mesma e em outras pessoas, e o que percebi foi que o resultado difere de acordo com a maneira de aplicação escolhida. Sendo assim, vamos aos modos de aplicação da Óleo Fusion:

1. Agitar bem a ampola e aplicar borrifando mecha por mecha dos fios, após lavagem com Bain Satin e enxaguar imediatamente: desta maneira o efeito fica discreto. Não é tão instantâneo, precisa de massagem vigorosa, até que sinta os fios desembaraçados e macios.

2. Agitar bem a ampola e, após o condicionador, aplicar mecha por mecha usando um borrifador: foi o melhor modo de aplicação que encontrei. O Condicionador usado antes, parece loucura, mas o resultado foi superior. Protocolo: Lavagem com Bain Satin, Condicionamento com Lait Vital e, por último, aplicação mecha por mecha da ampola, seguir com bom enluvamento e massagem. Enxaguar.

3. Agitar bem a ampola e, após a lavagem com Bain Satin, aplicar mecha por mecha, massagear bem, enxaguar e aplicar o condicionador Lait Vital. Desta maneira os cabelos recebem bem o produto, é a melhor maneira para os cabelos étnicos.

4. Agitar bem a ampola, e após a lavagem dos fios com Bain Satin, misturá-la a uma colher de chá (rasa) de masquintense cabelos grossos. Deixar agir por 5 minutos. Esta maneira é excelente também, porém exige um pouco mais de tempo para a aplicação.

Obs.: estas não são as maneiras que a Kérastase propaga. Porém observei bons efeitos com estas experiências.


Fonte: House Of Beauty e Blog da Adri

Dedoliss - Skip Curl

Apelidada de Dedo Liss, a técnica de enrolar mechinhas do cabelo nos dedos (skip curl), é muito útil para reduzir o frizz e ajudar na formação de cachos.
Especialmente indicada para aquelas pessoas que possuem cabelos entre o ondulado e o cacheado, que não se define sozinho.

Aqui vai o vídeo com a explicação da técnica, mas claro que pode e deve-se adaptar o seu uso.
Uma das formas que eu usava o dedoliss antes de usar o método de aplicação dos deep conditioners era enrolando mechas grandes (fazia umas 5 mechas no cabelo todo) e quando ele estava 50% seco abria os cachos com as mãos ensopadas em leave in e pomada, já dando o acabamento necessário!

Principais dicas do vídeo:
* usando um pente fino antes de enrolar e com o cabelo bem molhado e cheio de leave in o frizz desaparece
*adicionar movimento aos cachos jogando a cabeça para baixo
*como manter a raiz solta e alta (ele mostra como proceder com os dedos sacundindo o cabelo)
*como reativar os cachos no dia seguinte

Bom proveito!

quinta-feira, 12 de março de 2009

Ativando cachos com gel

Vídeo super interessante da JessiCurl, sobre o método de aplicação do Rockin' Ringlets, um gel de consistência fininha para dar definição aos cachos.
Observem como o cabelo está super molhado, em um dos takes dá para ver a água pingando dos fios.
Outra coisa bem interessante é que dá de observar a formação dos cachos enquanto ela os amassa apenas com as mãos.


Máscara de Abacate, O Boticário

Fiquei pasmada com a formulação dela e resolvi experimentar.

A descrição dela no site do Boticário: Máscara Capilar Hidratante Universal Solutions: Uma formulação com alta concentração de Óleo de Abacate, que associa Microesferas de Ceramidas e Proteínas Vegetais. Hidrata profundamente os cabelos, devolvendo maciez, brilho e maleabilidade. Contribui também para diminuir o efeito elétrico nos fios.

Ela é super leve e tem consistência bem fluída parecendo creme para o corpo. Ao aplicar a impressão é de que se passa um óleo e não uma máscara, ela deixa imediatamente o cabelo super macio. Apliquei pouca quantidade, o suficiente para cobrir todo o cabelo sempre ativando a máscara (esfregando na palma da mão) e enluvando bem os fios. A ação é de 3 a 5 minutos, mas eu sempre deixo pelo menos 10 minutinhos sem calor, apenas com touca laminada. Retirando-a senti necessidade de aplicar condicionador.

Impressões: observei uma grande maciez no cabelo. Notei também que houve redução do frizz e do volume. Gostei muito do resultado e tenho utilizado com frequência intercalando com máscaras mais potentes para manutenção do tratamento. Sua fórmula é compatível com a Rotina No/Low Poo.

Estive trocando idéias com outras pessoas que já usaram essa máscara e acredito que o efeito dela é mais visível em cabelos que precisam de umectação e que não estão muito saturados de silicones e petrolatos (use um shampoo anti-resíduos caso você utilize normalmente silicones insolúveis). Em cabelos naturalmente bem hidratados ela também parece não surtir muito efeito.

fonte: O Boticário

quarta-feira, 11 de março de 2009

Condicionador Detangler - L'anza


Healing HairCare Detangler, é um condicionador leve e com boa rentabilidade, que desenvolve bem a sua proposta: desembaraçar os fios.

Como todos os produtos da L'anza ele contém o complexo de queratina humana KB2 e muitos ingredientes vegetais que dão maciez e brilho extra, além de várias vitaminas e óleos.

Esse condicionador é indicado para cabelos que não precisam de uma hidratação extra e sofrem de embaraço e nós nas pontas dos fios. Ele é bastante leve e não pesa nos cabelos.

OBS: contém silicone insolúvel.

terça-feira, 10 de março de 2009

Pantenol


Mais algumas considerações sobre o Pantenol (leia-se Bepantol líquido).

"Por ser uma molécula pequena, quando aplicada topicamente, penetra na raiz e no corpo do cabelo. O Pantenol produz um efeito condicionador, tornando o cabelo mais fácil de pentear, e mantendo sua aparência natural.
Bonnet e Florens observaram que um tratamento com Pantenol resulta em:

-Suspensão mais rápida da queda de cabelos;
-Retomada mais rápida do crescimento do cabelo;
-Cabelos mais fortes e espessos.


Pantenol satisfaz as exigências de saúde e beleza dos cabelos (vida, elasticidade, volume, corpo, brilho, maciez, etc), além de controlar os fios rebeldes e facilitar o penteado.
Através da técnica de microscopia eletrônica mediu-se o efeito espessante do Pantenol sobre os cabelos e verificou-se que este espessa o cabelo em até 10% do seu diâmetro normal. Também foi possível investigar as propriedades reparadoras do Pantenol. Os testes revelaram que a formação de pontas no corpo do fio de cabelo foi eliminada logo após o tratamento com uma solução aquosa de Pantenol.
Cabelos ressecados e danificados por tintura ou permanente não apresentam brilho e são difíceis de pentear. Pantenol penetra na raiz e nos fios de cabelo, formando uma camada elástica por dentro e por fora do fio. Sendo assim, Pantenol retém ou absorve água do meio, proporcionando ao cabelo um efeito umectante, e recuperando rapidamente o seu brilho e corpo naturais."

fonte: Beleza Inteligente

segunda-feira, 9 de março de 2009

Produtos DevaCurl


DevaCurl é uma nova proposta para tramento de cabelos cacheados e ondulados. Os produtos da linha são livre de sulfatos e silicones insolúveis em água.
Eles tratam o cabelo cacheado sem agredir, garantindo cachos mais brilhantes, duradouros e definidos, respeitando o curso natural do fio. Os produtos também tratam o couro cabeludo,

DevaCurl foi criada nos Estados Unidos pela Devachan Salon and Departure Lounge, NY, sob o comando da cacheada Lorraine Massey, autora do livro “Curly Girl” e Dênis da Silva. Chegou ao Brasil pelas mãos do também cacheado Robson Trindade da Red Door, reconhecido cabeleireiro especialista em cachos!

Vídeo em inglês com a apresentação dos produtos e do conceito:


Outro vídeo em inglês apresentando DevaCurl:


Para quem quiser saber mais sobre o conceito:
http://terapiadeva.blogspot.com/
http://www.cabeloslindos.com.br/site/index.php?do=mostraArtigo&artigo=492

Listas de discussão:
Fórum: http://terapiadeva.5forum.info
Orkut Cabelos Cacheados: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=116304&tid=2560554373962068739&start=1

Fonte: Terapia Deva

domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher!


A todas as mulheres que fazem parte da nossa vida:

Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre.

Fernando Pessoa

Masquintense Grossos - Kérastase

A máscara top de linha da L'oreal, sem dúvidas, está disputando o posto de melhor máscara e também da mais hidratante e nutritiva que já experimentei!
Mesmo tendo cabelos de espessura média eu uso a Masquintense GROSSOS, há também a cabelos FINOS. A grande diferença entre as duas, na prática, é o volume: a grossos diminui o volume, e muito bem por sinal, enquanto a finos deixa o cabelo esvoaçante.

Indicada cabelos muito secos e sensíveis, ela promete nutrição das raízes às pontas e revitalização deixando o cabelo nutrido e brilhante.

Essa é uma daquelas máscaras que você realmente sente o efeito de primeira. Mas é preciso deixar claro que milagre não existe. Não existe produto algum no mercado que recupere instantâneamente um cabelo. É preciso persistência e mais do que isso: manutenção quando o resultado for obtido.
A maioria dos usuários adoram ela, mas há exceções, portanto é importante procurar experimentar ela antes de comprar, porque que ela é cara mesmo!

Alguns componentes da Masquintense. Informações da bula:

Glicídios: constituem uma verdadeira contribuição enérgica para uma nutrição da fibra capilar desde a raiz.
Protídios: compõem a matéria essencial dos cabelos, nutrem a fibra, deixando-a mais suave e macia .
Lipídios: depositam-se na superfície da fibra capilar para melhorar sua proteção natural em todo o seu comprimento.

Após o shampoo, deve aplicá-la da raiz às pontas do cabelo massageando cada mecha (enluvando). Deixe atuar durante 10 minutos, emulsione com um pouco de água morna (adicione água e faça uma massagem no couro cabeludo e cabelos) após lave em abundância.
Para dar um UP no tratamento basta enrolar toda a cabeça em toalha quente (toalha mergulhada em água quente).
Quanto a touca térmica: aqueça ela fora da cabeça e só depois a coloque. A touca térmica não é um procedimento recomendável por se tratar de um calor sem umidade, que seca o produto nos cabelos.

A Masquintense apresenta excelente rentabilidade já que é muito consistente e precisa apenas de um pouquinho para espalhar bem.

O incrível é que ela é tão emoliente que ao retirar o cabelo parece que 'derrete'. Eu controlo o tempo de enxágue, até achar que está bom, pois a sensação de que ela permanece nos fios é comum.

Apesar do preço, considero um excelente custo x benefício. Está na listinha das melhores com toda a certeza!

Em tempo, aqui vai uma dica importante sobre esta máscara: Seu efeito parece ser cumulativo. A rotina ideal de uso para se extrair o melhor dela é de uma vez por semana, sem interrupções. Se o cabelo precisar de pouca hidratação ou usar a masquintense apenas como reforço é ainda mais importante observar esse procedimento de uso.

----------------------------------------------------------------
Composição Máscara Masquintense cabelos grossos - Kérastase

Aqua/Water, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Chloride, Glycerin, Amodimethicone, Cetyl Esters, Isopropyl, Alcohol, Methylparaben, Hydroxypropyltrimonium Hydrolyzed Wheat Protein, Trideceth-6, Glyceryl Linoleate, Helianthus Annuus/Sunflower Seed Oil, Glyceryl Oleate, Chlorhexidine Dihydrochloride, Citronellol, Cetrimonium Chloride, Linalool, Hydroxycitronellal, Hexyl Cinnamal, Alpha-isomethyl Ionone, Coumarin, Geraniol, Hydroxyisohexyl 3-Clyclohexene Carboxaldehyde, Safflower Glucosides, Glyceryl Linolenate, Parfum/Fragrance.

--------------------------------------------------------------

Este post foi originalmente escrito por Dai para o Blog Terapia Deva em 04.02.2009

sábado, 7 de março de 2009

Enluvar!

Quem experimentou tratar seus cabelos em casa com certeza já se deparou com essa palavrinha: enluvar. Mas afinal de contas o que é enluvar?

Enluvar é um procedimento mecânico realizado com as mãos ou com pente, ou seja, uma massagem que auxilia a entrada dos produtos no fio do cabelo.

O procedimento de enluvar é bastante simples, mas proporciona um efeito potencializado em qualquer tratamento.
Geralmente enluva-se máscaras de hidratação, mas pode-se enluvar os condicionadores na hora do banho ou os cremes para pentear.

Como enluvar?
Após a limpeza dos fios, tente desembaraçá-los com pente largo ou com os dedos, procure retirar delicamente todos os nós dos fios para que a massagem a seguir não arranque ou quebre os cabelos.
Depois aplique e espalhe nas mãos uma pequena quantidade de produto. Separe uma mecha e faça o movimento de 'alisamento' com as mãos, ou seja, puxando o cabelo da raiz as pontas com as mãos (como se estivesse subindo uma corda, com as mãos fechadas) ou com os dedos em forma de pente passando entre os fios. Pode-se alternar entre um e outro movimento.
O importante é fazer repetidas vezes, recomenda-se de 15 a 20 vezes por mecha, sempre procurando atritar bem os dedos ou mãos com o cabelo em toda a mecha.

Para enluvar áreas próximas da raiz, podemos utilizar pentes de diversas espessuras.

Dependendo do estado do cabelo e da consistência do produto, o movimento de enluvar pode ser vigoroso ou suave.
Para cremes pouco consistentes e cabelos sem quebra pode-se enluvar vigorosamente. Cabelos muito frágeis e quebradiços, ou cremes muito consistentes pedem um movimento mais suave.

....................................................................................................
Se você ficou com dúvidas, acesse o Fórum Terapia Deva aqui!

sexta-feira, 6 de março de 2009

L'oreal Everpure



A L'oreal está com novidades, este mês ela lança uma linha de produtos vegan! Em tempos de crise mundial e aquecimento global as pessoas estão muito mais cuidadosas com seu dinheiro e com o meio ambiente.
Acho muito importante que uma gigante do mercado esteja atenta para esse assunto delicado. Sem dúvida se a L'oreal foi, outras virão atrás.

Linha Everpure: uma linha vegan livre de sal e sulfatos para cabelos coloridos (mas com toda certeza poderá ser usada por qualquer tipo de cabelo).

Cabelos coloridos pedem cuidados especiais. A fórmula suave e livre de sulfatos não desbotará sua cor e deixará seus cabelos hidratados, maleáveis e macios.

A linha Everpure está disponível em 3 versões: Moisture, Smooth e Volume, e por enquanto será vendida somente para o público americano.

fonte: Bleu Cerise **imagem: divulgação/L'oreal

quinta-feira, 5 de março de 2009

Usando a fronha de cetim!


Já faz algum tempo que venho testando a fronha de cetim (pode ser de seda também) no lugar de outros tecidos. Peguei essa dica numa listinha anti frizz no site Naturally Curly (espie aqui no Terapia Deva) e acabei deixando passar batido, sem testar.

A moral de usar um tecido sedoso é para que os fios não sofram tanto atrito em contato com pano, ajudando assim a manter o formato dos cachos sem tanto frizz.

Achei o resultado muito bom. O frizz realmente acalmou bastante. Ainda acordo com os cachos amassados mas o frizz reduziu consideravelmente.
Como estava em teste eu não usei uma fronha de cetim propriamente falando, peguei um daqueles lenços de pescoço de seda, enormes e enrolei no travesseiro, como o resultado foi positivo agora vou investir na fronha!

Fica a dica!

Notícias Boas!

O Encaracoladas foi selecionado pela Veja Blog! Isso significa que o Blog está entre os melhores sites do Brasil!



VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil


quarta-feira, 4 de março de 2009

Hidratação com Bepantol!


* 5ml de Bepantol* líquido
* 2 colheres de sopa de açúcar (mascavo ou cristal de preferência)
* 3 colheres de sopa de um creme de tratamento para seu tipo de cabelo

Misture todos os ingredientes em uma tigela não metálica e aplique nos cabelos. Massageie o couro cabeludo e os cabelos, deixe agir por 40 minutos. Enxágue com água morna.

Se seus cabelos estiverem muito danificados, acrescente a mistura 1 colher de sopa de queratina líquida e use touca térmica por 15 minutos.


fonte: Mulher Esperta

terça-feira, 3 de março de 2009

Ingredientes e suas funções I

Como curiosidade e para pesquisa, aqui vai uma lista com alguns dos principais ingredientes utilizados em cosméticos. Essa lista foi fornecida pela L'anza.

Ácido Bórico: Ácido inorgânico e anti-séptico suave.

Ácido Cítrico: Ácido orgânico natural utilizado para equilibrar o pH.

Ácido Esteárico: Ácido graxo orgânico utilizado como ingrediente básico para a criação de emulsões O/W (óleo solúvel em água), combinado-se com trietanolamina (TEA). Estas emulsões são solúveis em água, possuindo propriedades que penetram nos fios.

Ácido Hialurônico: Agente hidratante de maior eficácia conhecido atualmente. Retém 500 vezes seu próprio peso de água. Derivado através da fermentação bacteriana. Eficaz em concentrações inferiores à 20 ppm (partes por milhão).

Ácido Lático: Ácido orgânico, suave e natural, preparado através da fermentação. Este ácido normalmente presente no sangue, no leite azedo, no chucrute, em picles e em outros alimentos produzidos através da fermanetação bacterial. utilizado em cosméticos para equilibrar o pH. O ácido láctico é componente essencial à saúde da pele.

Adipato de Dicitila: Éster de copolímero de ácido adípico. Agente altamente penetrante.

Água Deionizada: Água purificada, através da técnica da deonização, baseada na remoção de íons altamente ativos, especialmente cargas positivas (cátions) tais como: magnésio (Mg2+) e ferro (Fe2+).

Alantoína: Cristal ativo solúvel em água conhecido por suas propriedades curativas e cicatrizantes. Estimula a proliferação de células saudáveis.

Álcool:
Termo genérico designado aos ingredientes orgânicos que contêm o grupo OH (hidroxil). Existem diversos tipos de álcoois, que diferem substancialmente em suas propriedades, entre eles: álcool isopropil (solventes solúveis em água), álcool etil (usado na fabricação de cerveja), glicerina ou glicol propilene (agentes umectantes), álcool cetil (álcool graxo) e açúcares (multiálcoois).

Álcool Cetílico: Álcool graxo natural, amplamente utilizado como emoliente e agente estabilizante em tratamentos hidratantes (emulsões).

Álcool de Cetoestearila: Combinação de álcoois gordurosos. Compõe-se principalmente de cetil e estearila. Tem efeito emoliente, espessador e estabilizador de emulsões.

Álcool Estearílico:
Ácido graxo natural, muito semelhante ao álcool cetil (ver álcool cetil).

Álcool SD 40: Pertence à família dos álcoois. É o único tipo de álcool que se pode beber. É utilizado em hair sprays como solvente de resinas.

Alecrim:
Extremamente rico em minerais naturais. É o elemento fundamental do Keratin Bond SystemTM (tratamento à base de queratina).

Aminoácidos de Seda: Melhora a habilidade de hidratação do cabelo aumentando também seu brilho devido ao efeito refletor deste aminoácido.

Aminometilpropanol: Agente orgânico, utilizado para equilibrar o pH, aumentando assim, a eficácia dos produtos. Controla o grau de neutralização das resinas.

Amodimeticona: Agente condicionador que em combinação com o cloro taloutimonio e nonoxínol-10 facilita o penteado de cabelos molhados e melhora o brilho.

Benzofenona-3: Filtro solar que protege os fios dos efeitos nocivos dos raios UV-A.

Biotina: Derivado natural da vitamina “H”. Alguns estudos sugerem que possua efeitos positivos no crescimento do cabelo, quando ingerido por via oral.

Brometo de Cetrimônio: Agente condicionante catiônico e anti-séptico, amplamente utilizado na indústria farmacêutica. Devido ao seu alto custo, raramente é utilizado em cosméticos. Dá brilho intenso.

Butano & Isobutano: Gases naturais.

Butilenoglicol: Umectante orgânico, semelhante ao propilenoglicol.

Camomila:
Extraído da flor da camomila. Dá brilho intenso. Tônico atenuante de dores, possui efeitos cicatrizantes sobre as membranas mucosas. Fonte indispensável de minerais vitais para a saúde do cabelo.

Carbômero 940 & 934: Agente orgânico que dá densidade aos líquidos, dando aspecto de gel.

Carragenato:
Agente natural de espessamento.

Cetilsulfato de Sódio: Derivado de álcool graxo saturado. Solúvel em água.

Cetomacrogol-2: Derivado de álcool cetil. Solúvel em água. Possui condicionantes e emolientes.

Ciclometicona: Derivado do silicone. Dá brilho intenso.

Citrato de magnésio: Sal de magnésio do acido cítrico.

Citrato de Trietila: Derivado do ácido cítrico. Proporciona flexibilidade aos fixadores.

Cloreto de Benzalcônio:
Bactericida - além de Ter funções condicionadoras, torna os cabelos mais fáceis de pentear e elimina cabelos voláteis.

Cloreto de Cetrimônio: Agente condicionante quaternário, semelhante ao brometo de cetrimônio, mas adequado para sistemas de água.

Cloreto de Esteapírio: Condicionador essencial para o cabelo. Desembaraça, deixando os cabelos sedosos e eliminando cabelos voláteis.

Cloreto de Estearalcônio: Agente catiônico associado à queratina humana. Reduz a eletricidade estática, neutralizando cargas elétricas nos cabelos. É um bom agente condicionante.

Cloreto de Hidroxicetilidroxietildimônio: Naturalmente derivado, baseado em nitrogênio, associado à propriedades anti-estáticas.

Cloreto de Miristalcônio: Derivado de ácidos graxos. Contém propriedades hidratantes e anti-estáticas.

Cloroxilenol: Substância, solúvel em água, utilizada como anti-séptico, germicida e fungicida. Penetra facilmente. Não foi observada toxicidade em seres humanos, quando diluída até 20%.

Copolímero de Éster Butílico de PVM/AM: Agente detentor de fixação em hair sprays, mais solúvel em água que a maioria dos polímeros.

Copolímero de Metacrilato: Resina orgânica usada para fixar, tornando os fios flexíveis.

Copolímero de Octilacrilamida/Acrilatos/Metacrilato de Butilaminoetila: Constitui parte do sistema catiônico. Trata-se de fixador solúvel em água, quando utilizado nos cabelos e enxaguados dentro de 48 horas após a sua aplicação. Intensifica o brilho e fixação dos fios. É utilizado em hair sprays.

Cocoamida DEA: Shampoo espessador e estabilizante de espuma, derivado do ácido graxo de coco. Também ajuda a remover a sujeira.

Cocoamida MEA (veja cocoamida DEA): Olamina (MEA), ao contrário de diolamina (DEA).

Cocoamidopropilbetaína:
Agente de limpeza. Conhecido por suas propriedades condicionantes suaves. Derivado do ácido graxo do coco.

Copolioldimeticona: Derivado do silicone. Solúvel em água, dá brilho e suavidade aos cabelos.

Cravo:
Anti-séptico e aromatizante. Possui até 85% de eugenol, considerado excelente absorvente de água.

Diazolidiniluéria/Imidazolidiniluréia: Bactericida e preservante que evita o desenvolvimento de micróbios.

Dicocoato de Propilenoglicol: Mistura de ésteres de propilenoglicol dos ácidos graxos à base de coco. Ajuda a remover os resíduos que se acumulam nos cabelos.

Dimeticona: Derivado do silicone. Condicionador, proporciona brilho intenso.

D’ Pantenol: Elemento do complexo vitamínico B, usado como agente espessante e condicionante. Durante a oxidação, é convertido em vitamina B-5 (ácido panteônico). EDTA (Etyl Tetra Acetic Acid): agente que possui propriedades de neutralizar resíduos metálicos (cálcio, ferro e sais de magnésio, etc.) e outros tipos de depósitos nos fios.

EDTA Tetrassódico: Agente idêntico ao sódio EDTA ou Na-EDTA. Trata-se de agente sequestrante que reage com sais de sódio, cálcio e magnésio encontrados em água que possuem depósitos minerais. Este agente reage com tais depósitos, fazendo com que os mesmos se dissolvam na água. Reduz o acúmulo de produtos e poluentes nos cabelos.

Esqualano: Parte natural das glândulas sebáceas. Derivado de óleo de oliva. Proporciona brilho.

Estearamidoetildetilamina: Solúvel em água. Derivado do ácido esteárico. Possui propriedade excepcional que consiste em fechar a cutícula dos fios, equilibrando o pH.

Estearato de Etilenoglicol:
Ver estearato de macrogol.

Estearato de Macrogol: Emulsificador e emoliente derivado do ácido esteárico (isento de ácidos graxos não-saturados).

Esterol de Soja:
Agente condicionante e emoliente.

Éster:
Quaisquer agentes de componentes orgânicos, quimicamente correspondente à sais inorgânicos.

Extrato de Casca de Canela: Adstringente natural conhecido por suspender o excesso de oleosidade da pele e couro cabeludo.

Extrato de Casca de Laranja: Extraído de uma espécie de laranja (green orange). Esta laranja é extremamente rica em elementos naturais.

Extrato de Confrei: Ver raiz de confrei.

Extrato de Hamamélis: Obtido das folhas e da casca da árvore de hamamélis. Utilizado por suas propriedades que ajudam a dilatar os poros e remover excesso de óleo sem ressecar a pele.

Extratos Herbais:
Diversos extratos herbais, proporcionam brilho aos cabelos, entre eles: sálvia, tomilho selvagem, cavalinha, altéia, etc. Contrabalança os efeitos do álcool nos cabelos e pele. Suaviza e protege.

Extrato de Hortelã-Pimenta: Seu extrato natural é extremamente rico em minerais naturais. Estimula os hormônios das plantas.

Extrato de Jojoba: Óleo de jojoba não saturado, diretamente derivado da semente da jojoba. Utilizado como lubrificante e emulsificador.

Extrato de Lavanda: Óleo natural, volátil, extraído da alfazema.

Extrato de Urtiga: Extrato obtido a partir da polpa da urtiga. É extremamente rico em minerais e em hormônios. É utilizado na medicina popular para estimular o crescimento dos cabelos.

Fator Hidratante: Grupo de substâncias químicas naturais encontradas na pele, cuja finalidade é a retenção da umidade natural na estrutura protéica. Torna a pele elástica e sedosa. Contém Sódio PCA.

Fenildimeticona: Derivado de silicone. Intensifica o brilho.

Feniltrimeticona: Silicone resistente à água, intensifica o brilho e devolve flexibilidade.

Goma Xantana:
Resina utilizada como espessante.

Hidroxietilcelulose: Dá densidade aos líquidos e facilita o penteado.

Isopropanol: Solvente orgânico, pertencente à família dos álcoois. Utilizado para dar solubilidade às resinas e polímeros. É também encontrado em tinturas para cabelos, sendo utilizado para dissolver as tintas.

Lanolina Etoxilada (75 OE): Condicionador que dá brilho. Usado nos sprays para suavizar os ingredientes que atuam como revestimento do cabelo.

Lauriléter Sulfato de Sódio:
Derivado de polietileno glicol e lauril álcool. É muito mais suave que o sulfato de sódio lauril. Recomenda-se que seu uso seja combinado com outros agentes.

Laurilsulfato de Sódio:
Agente aniônico derivado do álcool lauril, ingrediente principal do óleo de coco. É o agente limpador utilizado com maior freqüência. Se for utilizado como único agente na fórmula de um shampoo, o resultado tende a ser excessivamente adstringente.

Laurilsulfato de Trolamina: Agente aniônico, compatível com agentes anfotéricos. É um agente que promove limpeza dos cabelos. É suave e eficaz.

Lauroilsarcosina: Agente aniônico, derivado do óleo de palmeira.

Lauromacrogol-3: É o éter polietileno do álcool lauril, principal álcool extraído do óleo de coco. Utilizado como emulsificador e emoliente.

Lecitina: Anti-oxidante natural, emoliente e emulsificador. Utilizado em grande parte de cosméticos. A gema do ovo possui de 8 à 9% de lecitina.

Mastruço Ordinário: Seu extrato natural é utilizado para dar elasticidade aos fios.

Metilglicose Etoxilada 20 (OE): Derivado da glicose, intensifica o brilho e a flexibilidade.

Metilparabeno: Preservativo derivado do ácido benzóico. É geralmente utilizado em emulsões, associado ao propilparabeno. Não apresenta toxidade. Pode ser utilizado em alimentos. É eficaz contra grande parte de bactérias e fungos. Não se trata de agente à base de parafina. É recomendável utilizar concentração de 0,2 à 0,3 % em cosméticos.

Metoxicinamoto de Octila: Filtro solar. Protege os fios da ação nociva dos raios UV-A. derivado do ácido ciclâmico.

Miristoilsarcosinato de Sódio: Extremamente suave. É excelente agente de limpeza dos cabelos. Possui leves propriedades condicionantes.

Monoestearato de Glicerila: Agente emoliente, emulsificador, derivado do ácido esteárico e glicerina.

Nicotinamida: Estimulante suave para o couro cabeludo, à base de vitaminas B. também usado como agente sinergizante.

Nonoxínol: Limpador eficaz que também controla a distribuição uniforme dos óleos nos shampoos.

Olamida Acética: Agente condicionante solúvel em água. É compatível com sistemas aniônicos e não-aniônicos, ao contrário dos agentes quaternários, compatíveis somente com catiônicos.

Oleiléter Fosfato de Diolamina-3: Emulsificador. Evita separação do produto. Dá brilho.

Oleiléter Fosfato de Diolamina-10: Emulsificador derivado do ácido oléico, um ácido graxo insaturado.

Olemacrogol-20: Estabilizador orgânico, aromatizante, derivado de ácidos graxos não-saturados.

Óleo de Amêndoa Doce: Óleo natural “não-gorduroso”. Proporciona brilho intenso.

Óleo de Cártamo:
Óleo vegetal não-saturado. Derivado do açafrão.

Óleos Essenciais: Aromatizante, anti-séptico, germicida e protetor natural. Derivado de plantas naturais.

Óleo de Eucalipto: Óleo indispensável, contém propriedades que estimulam a circulação sangüínea. Analgésico tópico, aumenta a circulação de vasos capilares.

Óleo de Gergelim: Óleo não-saturado, conhecido por sua capacidade de rejuvenescer cabelos ressecados, quando incorporado à emulsão adequada.

Óleo de Germe de Trigo: Óleo extraído do germe de trigo. É naturalmente rico em vitaminas “E”. Instável em temperatura acima de 120ºF.

Óleo de Semente de Damasco: Óleo natural, extraído do damasco. Dá brilho, sem deixar os fios oleosos.

Óxido de Dimetil: Acelera a evaporação dos sprays.

Palmistamida MEA: Derivado do óleo da semente de palmeira. Utilizado em shampoos como agente condicionante e espessante.

Palmitato de Isopropila: Éster do ácido palmítico, extraído do óleo de coco, utilizado para intensificar a sedosidade da pele e cabelo.

Palmitato de Octila: Ingrediente emoliente. Intensifica o brilho. É extraído do óleo de palmeira.

Pantenol:Ver Dl pantenol.

Pidolato de sódio: É um poderoso hidratante (agente condicionante).

Piridoxina HCL: Vitamina B-6, utilizada para melhorara a textura dos fios.

Poliquatérnio 2:
Polímero utilizado para unir os fios. Possui carga positiva.

Poliquatérnio 11: Fixador. Possui propriedades anti-bacteriais. Fixa e dá brilho.

Polissorbato 20: Líquido oleoso e viscoso (solúvel em água). É utilizado como estabilizante de aromas em combinações à base de água (ex.: shampoos).

Polissorbato 80: Líquido viscoso utilizado para emulsionar o óleo natural (ex.: glândulas sebáceas).

Pristano: Hidrocarbono saturado encontrado em óleos naturais.

Propano: Propulsor natural.

Propilparabeno: Preservativo encontrado em alimentos (ver Metilparabeno). É frequentemente confundido com parafina.

Proteína Hidrolisada de Queratina Humana: Proteína derivada do cabelo humano através da hidrolização acídica/enzimática.

Proteína Láctea: Complexo protéico que contém aminoácidos essenciais.

Quatérnio 15:
Agente bactericida altamente eficaz.

Quatérnio 19: Possui carga positiva. Derivado de carboidrato de celulose. Cria película fina e elástica que envolve os fios. Produz brilho intenso.

Quatérnio 23: Possui alto peso molecular. É um sal quaternário com carga positiva. Produz brilho. Encorpa os fios sem ressecá-los.

Quatérnio 52: Quaternário solúvel em água. Derivado de ácido fosfórico, possui carga positiva. Une os fios (pontas duplas).

Raiz de confrei: Extrato herbal natural, rico em Alantoína. Por se cicatrizante, torna-se componente indispensável no Keratin SystemTM.

Sorbato de Potássio: Preservativo suave, encontrado em alimentos (ex.: vinho, queijo).

Sorbitol: Hidratante, agente condicionante e lubrificante. Possui propriedades semelhantes à glicerina, porém, o sorbitol é mais compatível com os cabelos do que a glicerina.

Tercopolímero de Acetato de Vinila/Ácido Crotônico/Neodecanoato de Vinila: Fixador orgânica utilizado em hair sprays. Fixa e dá brilho. Solúvel em água.

Tetracaprato de Pentaeritritol: Emulsificador. Derivado do ácido caprílico. Fonte vegetal.

Tiossulfato de Sódio:
Sal inorgânico, extremamente reativo. É utilizado para neutralizar os efeitos do cloro.

Tocoferol: Vitamina “E”natural. É também anti-oxidante.

Tridecet-7 Ácido Carboxílico: Agente limpador e condicionador essencial para criar espuma.

Trietanolamina: Trata-se de alcanolamine usado como parte de um sistema de emulsão em combinação com ácidos orgânicos (ácido esteárico). É também utilizado como suavizante em hair sprays.

Trimetilsiloxissilicato: Derivado do silicone. Proporciona brilho intenso.

Fonte: Cazza/L'anza

Rotina No Poo - Livro Curly Girl

Especialmente criado para ajudar a aceitar a natureza dos cabelos cacheados aqui estão as principais considerações do livro “Curly Girl,” escrito por Lorraine Massey e Deborah Chiel.

Rotina No poo:

O primeiro passo é eliminar o uso de shampoo que contenha algum sulfato em sua fórmula ou pelo menos diminuir drasticamente o uso. O segundo passo é usar sempre gel incolor para controlar o frizz e o terceiro é sempre manusear seu cabelo de forma gentil.

Três dicas básicas:
  1. A maioria dos shampoos não profissionais contém agentes muitos agressivos que desidratam o cabelo (nota: é importante observar que ficou destacado o uso de shampoos comerciais, sabe-se que alguns chegam a PH 8). A frase como está no site é exatamente essa: Most commercial shampoos contain surfactants that are too harsh for our hair and tend to rob our hair of moisture.

  2. O cabelo cacheado é mais poroso do que o liso, o que torna praticamente impossível remover todos os resíduos de shampoo e esse resíduo acaba causando frizz.

  3. A maioria dos condicionadores contém pouco detergente que juntamente com uma massagem são capazes de remover a poeira e resíduos de óleos do couro e do cabelo.

Para a rotina no poo funcionar é importante eliminar o uso de silicones, pelo fato de que esses exigem um shampoo ainda mais detergente para serem eliminados. Lavando com um condicionador enquanto se usa silicones o cabelo fica armado e ainda resulta em cachos indefinidos.

É muito importante escolher um bom condicionador para a rotina no poo. Aqui está o que você precisa procurar nos rótulos:

1.) Emolientes: deixam o cabelo macio, suave e dão brilho. Há centenas deles incluindo os naturais derivados de óleos vegetais. Os mais usados são glicerídeos e lipossomos.

2.) Proteínas: temporariamente reparam o cabelo e protegem. Às vezes, proteínas podem armar os cabelos, especialmente em cabelos saudáveis. Neste caso alterne com condicionadores sem proteínas. Exemplos de proteínas incluem seda, soja, trigo, queratina e aminoácidos.

3.) Umectantes: absorvem água hidratando o cabelo. São muito importantes para condicionar os cabelos cacheados. Pantenol, glicerina vegetal, sorbidol e mel são alguns umectantes para procurar nos rótulos. São hidratantes suaves e controlam os cachos. Aminoácidos e babosa (aloe vera) são ótimos hidratantes.

Como lavar com condicionador:

1.) Depois de molhar o cabelo, coloque uma pequena quantidade de condicionador nas mãos e usando a ponta dos dedos aplique no couro cabeludo e massageie como se fosse um shampoo normal.

2.) Repita até sentir todo o cabelo limpo.

3.) Enxágue todo o cabelo com muita água morna e massageie gentilmente com a ponta dos dedos, pois a fricção ajuda a dissolver qualquer resíduo.

4.) Coloque mais condicionador nas mãos (algumas vezes um condicionador mais potente é necessário), espalhe nas mãos e aplique no comprimento do cabelo.

5.) Tente desembaraçar com os dedos ou com pentes de dentes bem largos.

6.) Para hidratação extra, prenda seu cabelo e continue tomando banho, então quando você terminar deixe a água o mais fria possível e enxague os cabelos por um ou dois segundos. Amasse o cabelo retirando o excesso de água.

Estilizando os cachos:

  • Escolha um gel que não contenha silicones e seja incolor para realçar o brilho natural.
  • Nunca escove ou penteie ou seu cabelo.

  • Desembarace os cabelos somente enquanto ele está úmido com um pente de dentes largos, ou se possível apenas com os dedos.

  • Nunca esfregue a toalha no cabelo, gentilmente remova a água pressionando a toalha.

  • Gentilmente aplique os produtos preferencialmente amassando.

  • Deixe secar ao natural sempre que possível. Ou seque parcialmente com difusor e secador, para evitar o frizz.

  • Não toque no cabelo enquanto ele seca.

Esclarecimento: Às vezes algum resíduo de gel, óleo, etc. pode não sair com a lavagem com água e condicionador e pode ocacionar que o cabelo fique armado. Frequentemente o cabelo pode parecer 'pesado', viscoso. Mas outras vezes ele pode parar de responder à rotina. Ele pode começar a criar nós facilmente e perder definição e brilho. Uma limpeza vai refrescar e trazer o balanço de volta.

Rotina para cabelos ondulados/oleosos.

A autora do livro considera que algumas pessoas podem ter de continuar usando shampoo (menos vezes que anteriormente) porque sofrem de oleosidade. Isto é mais comum nas pessoas com cabelo ondulado. Para evitar ressecamento do cabelo o livro sugere que se use shampoo desta forma:
  1. Molhe o cabelo

  2. Pegue uma colher de sopa de condicionador e usando seus dedos cubra seu cabelo da metade até a ponta. Esse cabelo está longe da raiz e é mais seco, por isso precisa mais lubrificação. O condicionador protege o cabelo não permitindo que o shampoo penetre e desidrate o cabelo.

  3. Se você está usando shampoo, use a metade de uma colher de sopa (não mais que isso) e aplique com a ponta dos dedos gentilmente apenas no couro e na raiz. Não use as unhas. Comece da frente e espalhe por toda a cabeça, depois enxágue.

  4. Adicione metade de uma colher de chá de condicionador no seu cabelo e massageie enluvando. Então enxágue rapidamente por apenas alguns segundos.

Fonte: Naturally Curly
Este post foi originalmente escrito para o Blog Terapia Deva

Ficou com dúvidas? Visite o Fórum Terapia Deva!

Encaracoladas!

:D