sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Hidratação x Nutrição x Reconstrução

Muitas vezes ficamos na duvida se nossos cabelos estão necessitando de Hidratação, Nutrição ou Reconstrução. Outras vezes, ate sabemos de qual tratamento precisamos, mas ai vem a duvida de qual mascaras são mais apropriadas.

Para tentar esclarecer essas duvidas, a nossa colega Nane, no Forum Encaracoladas, nos deu uma ótima explicação, que ela gentilmente cedeu para que compartilhássemos aqui com vocês, incluindo exemplos de mascaras:

1) Hidratação: 
Ajuda à repor água (sais minerais, etc) necessários à saúde "básica" dos fios. Máscaras que contenham MAIS extratos de plantas, Aloe Vera, agentes hidratantes na composição:

• Hydrathérapie (Matrix/ Biolage);
• One Care ou One Curls (DEVA- deixados uns 15 minutos no cabelo);
• Máscara de Hidratação Profunda Relaxima (Matrix);
• Máscara de hidratação Rigen (Alfaparf);
• Super Moisturizer (Paul Mitchell)

2) Nutrição: 
Ajuda à refazer o filme lipídico dos fios, nutre (óleos, vitaminas, etc), protege. Máscaras que contenham MAIS óleos na composição, manteigas, ceras vegetais, bastante pantenol (vit. B5), entre outros:

• Intense Repair (L'oréal Professionnel);
• Máscara Heaven in hair (DEVA);
• Máscara de Tratamento Opti Smooth (Matrix);
• Masquintense (Kérastase)

3) Reconstrução:  
Ajuda à repor elementos perdidos no interior dos fios (keratina, proteína, etc). A reconstrução é essencial para quem fez qualquer química, porque as químicas retiram (e muito) da estrutura dos fios. Máscaras que contenham MAIS óleos E proteínas (seda, trigo, etc.), vitaminas, keratina, etc:

• Máscara Absolut Repair (da L'oréal, com neofibrine);
• Super Reconstrutor (Avlon);
• CPR (Senscience- tem silicones, mas recupera a fibra, por isso diminui a porosidade dos fios);
• Redken Time Reset;
• Age Recharge (Kérastase)

Normalmente as máscaras têm um pouco de cada coisa (hidratação/ nutrição/ reconstrução), mas conseguimos saber se ela é MAIS hidratante, ou MAIS nutritiva, ou MAIS restauradora olhando a composição mesmo.

A hidratação vai dar ao cabelo a sensação de macio, gostoso ao toque; a nutrição vai dar brilho, "peso", definição e diminuir o frizz; a reconstrução vai dar o aspecto mais "liso" aos fios (alisar as cutículas dos fios, não o cabelo), com isso mais brilho, vai diminuir a porosidade. Como precisamos de tudo, a melhor opção é ir alternando mesmo!

É Importante não abusar das reconstruções. Não é a quantidade que vai fazer a diferença, mas a freqüência. Essa reposição precisa ser continua (algo como 1x por semana ou à cada 15 dias), mas se saturamos os fios com o que ele não precisa (fazendo reconstruções todo dia ou dia sim, dia não), teremos o efeito inverso: o fio vai ficar "duro" devido ao excesso de keratina ou proteina, ficará frágil e com isso vai quebrar. O melhor exemplo é o de uma planta: se regamos bem, colocamos uma terra bem adubada, ela fica bonita, cresce e floresce; se regamos demais ou adubamos demais, ela fica doente e morre.

Uma boa dica é acrescentar óleos vegetais às máscaras na hora de usar (sempre num potinho à parte, usando somente a quantidade de creme necessária para a aplicação). Os óleos 100% vegetais (coco, ricino, jojoba, argan, amêndoas, abacate, etc.) são excelentes para a nutrição do cabelo cacheado (ou ondulado, ou crespo) que é naturalmente mais seco. Assim, qualquer máscara hidratante terá também um efeito nutritivo e no caso de máscaras nutritivas, esse efeito será intensificado. Perfeito pros cachos!

34 comentários:

Elisiene Barbosa disse...

Nossa, adorei este post!!!

Nat disse...

ótimo post!!! super explicativo, amei!!

Waaan disse...

Essas máscaras que vendem no supermercado como a Elseve, são pra hidratação?

Dai, RS - Brasil disse...

Sim! Hidratação!

Waaan disse...

Ah tá, vocês colocaram umas de hidratação carinha, rs

Wanusa disse...

Olá, gostaria de dizer q adorei seu blog, tenho meu cabelo cacheado e adoro cada um dos meus cachos hehehe
gostaria apenas de fazer uma sugestão, acompanho muitos sites através de boletins enviados no email, o q realmente é muito prático, já tentei usar o feed, mas eu sempre esqueço de olhar e acabo perdendo o contato com o site, a princípio vou deixar o seu aqui abertinho pra sempre dar uma olhada, mas com certeza seria excelente se vc conseguisse fazer um boletim via email das suas atualizaçoes

Ally Silveira disse...

Adorei o post e amei as dicas de produtos!
As máscaras recomendadas (fora o CPR) são liberadas para No Poo? Adoro Redken, a Time Reset é permitida?
Bjs

Anônimo disse...

eu já vi sobre isso no orkut, muito legal, vcs poderiam colocar dicas de produtos mais acessíveis para a maioria das mortais

Anônimo disse...

Olá, eu tenho a Rigen da Alfaparf e na embalagem está escrito que ela é uma máscara nutritiva, na explicação que a Nane fez diz que ela é uma máscara hidratante. O que ela é realmente?

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Anonimo, seguem abaixo tres opcoes de mascaras mais baratas:

Hidratacao: Mascara Anti-Age Amend +/- 20,00
Nutricao: Mascara Garnier Oleo Reparacao +/- 11,00
Reconstrucao: Mascara RMC Amend +/- 38,00

Obs. A RMC tem duas versoes, azul e vermelha, sendo que a azul eh para cabelos mais danificados, por efeito de alisamentos, etc.

Dai, RS - Brasil disse...

Sobre a Rigen, a gente analisa o rótulo para saber o conteúdo do creme. Muitas vezes vem uma coisa escrita na frente mas os ingredientes nao condizem com o q a máscara promete. Nao tenho os ingredientes (vc tem? pode postar?).

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Dai, a formula da Rigen eh essa:

INGREDIENTS: AQUA, MYRISTYL ALCOHOL, CETRIMONIUM CHLORIDE, HYDROLYZED COLLAGEN, PROPYLENE GLYCOL, CITRIC ACID, LACTOSE, PARFUM, NONOXYNOL-12, SODIUM DEHYDROACETATE, LACTIS PROTEINUM, SORBIC ACID, SODIUM METHYLPARABEN, POLYQUATERNIUM-7, SIMETHICONE, TETRASODIUM EDTA, CL 42090.

Nane disse...

Ally, a Time Reset da Redken é liberada sim (também gosto bastante de Redken). À par o CPR, todas as máscaras da matéria são liberadas para No-poo.

Nane disse...

A Rigen é hidratante sim, mas ela também tem características de uma máscara reparadora(ou reconstrutora). Explico:

1) Ela tem bastante agentes emolientes e umectantes logo no começo da composição- (como o MYRISTYL ALCOHOL e PROPYLENE GLYCOL). Entretanto, a umectação presente é uma umectação leve (sem a presença de óleos ou ceras). Assim, ela é mais hidratante;

E

2) Ela tem colágeno (proteina), lactose e proteinas do leite - ótimos para reparação. O colágeno hidrolisado (espécie de gelatina)ajuda também na hidratação.

A presença dos dois -hidratação/ reparação- fica bem equilibrada e talvez por isso considerem ela "nutritiva".

Eu particularmente considero ela mais hidratante.

No começo tudo isso fica meio confuso, mas com o tempo a gente vai decrifrando melhor os rótulos.

Anônimo disse...

Obrigado por esclarecer a dúvida sobre a Rigen (:
Bjss

Anônimo disse...

Sugiro a visitarem a comunidade "cabelos cacheados" no orkut. Lá tem um tópico ( Como utilizar 100% de seus produtos para o cabelo!) onde um rapaz hiper simpático e atencioso te ajuda com seus produtos a saber quando hidratar, nutrir e reconstruir na hora certa. bjs

Waaan disse...

Não sei, essa máscara que a Rosana falo, a Óleo Reparação 3 óleos tem parafina e óleo mineral nela. Depois que já usei que fui ver =/

Waaan disse...

A Absolut é reestruturante, pelo menos foi o que vi no site '-'

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Waan!

Eu postei alternativas baratas que exemplificassem os três tipos de tratamento, mas não necessariamente que não contivessem silicones ou óleos minerais.

Infelizmente é difícilimo encontrar produtos ao mesmo tempo baratos e permitidos.

Por isso a gente acaba optando, na maiorias das vezes pelos mais caros.

denise disse...

OLá meninas,

Atualmente tenho as máscaras Anti age Amend, Deva Heaven in hair e Absolut repair. Essas três contemplam as três necessidades do cabelo: hidratação, nutrição e reconstrução?

Bjusss

Dai, RS - Brasil disse...

Denise, vc está bem munida com essas! Se puder adquirir uma mais hidratante (mais aguada mesmo) completaria o set! Mas veja se por acaso vc precisa, duvido q essas 3 máscaras não atendam vc corretamente! Faça várias aplicações e vc verá o resultado dentro de algum tempo (eu levei 4 meses). bjks

denise disse...

Meninas,

Vcs sabem outra máscara hidratante da amend liberada pra no poo? Amei a anti-age,mas pelos ingredientes acho que ela é tb reconstrutora, o que pode saturar o cabelo com o uso contínuo... Já usei máscaras da Matrix, mas não gostei muito, o cabelo fica opaco e embaraçado... Queria testar uma máscara "molinha" mais baratinha...
Bjuss

Dai, RS - Brasil disse...

Denise, nao sei da Amend (acho q deve ter varias) e tem tb do Boticario... nao 'e aquela hidratacaoooo sabe? Mas 'e bom, eu uso!

Anônimo disse...

Cara, tõ de bobeira com os preços dessas mascaras aki no Rio. A rosana Postou:
Hidratacao: Mascara Anti-Age Amend +/- 20,00
Nutricao: Mascara Garnier Oleo Reparacao +/- 11,00
Reconstrucao: Mascara RMC Amend +/- 38,00
Mas tõ pesquisando aki na net e não tem nada a esse preço, se alguém souber um site para eu comprar a esse preço agradeço, tõ mt necessitada!
paolammm@hotmail.com.

Anônimo disse...

Mas como faço pra saber se meu cabelo precisa de hidratação, nutrição ou reconstrução?

Dai, RS - Brasil disse...

Como dito acima: Hidratação quando ele está ressecado (normalmente sempre se precisa de hidrataçao), nutricao quando está fraco e reconstrucao apos algum procedimento quimico ou quando está muito danificado.

Juliana disse...

novex ração humana capilar se encaixa na nutrição??

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Juliana!

Teriamos que ver a composição na Novex Ração Humana para avaliar.

Se você conseguir, posta aqui e nos envia por e-mail?

Beijos

Anônimo disse...

São seis ativos:
Trigo (desintoxicação e resistência) – redutor da irritabilidade de agentes químicos aplicados para a limpeza, coloração e descoloração e transformação do cabelo.

Quinoa Premium (fortalecimento) – com alto teor de vitaminas, minerais e proteínas e rico em nutrientes, a quinoa proporciona brilho e força aos cabelos.

Linhaça (proteção e anti-frizz) – a combinação entre ômega 3, fibras, vitaminas, minerais e proteínas presentes na linhaça fazem com que este ativo se torne um poderoso agente protetor dos cabelos, devido a uma película que envolve os fios.

Geléia Real (revitalização) – fornece lipídeos, oligoelementos, vitaminas e proteínas essenciais para o equilíbrio e vitalidade dos cabelos.

Soja (renutrição profunda) – poderoso nutriente da fibra capilar, atua revigorando os fios com altas doses de proteínas, lipídios e carboidratos.

Aveia (hidratação) – hidrata profundamente os fios, proporcionando maciez aos cabelos.

Mariana disse...

Oi, amei o seu blog, acompanho sempre.
Será que vc poderia me ajudar a classificar minhas máscara. Estou cheia de produtos mas não sei classificá-los. Segue a minha lista:
- Mascara Absolut Repair loreal
- Tratamento Fiberceut loreal (completo)
- Mascara Vitamino Color loreal
- Mascara Nutrição Capilar acquaflora
- Mascara Opit Smooth Care Color nutri radiante Matrix
- Mascara Hydratherapie Matrix
- Mascara Fortetherapie Matrix
- Mascara strainght intesive mask Lifetex
- Sache Repair Rescue Bonacure Schwarzkopf
Sou louca por cosmeticos e sou viciada em mascaras de tratamento. Mas gostaria de saber como classificá-la para melhor uso. Ficaria muito grata se você puder me ajudar. Amo o blog. Desde já agradeço. Bjins MAriana

Dai, RS - Brasil disse...

Recomendo q vc visite nosso fórum, não conheço todos esses produtos então fica difícil. O Sache repair é reconstrução e hidratação, Hydrathérapie é hidratação, Fortetherapie é pra força do cabelo (reconstrução), A color já diz que é nutritiva. Vitamino Color é nutritiva tb. Absolut é reparação. As demais eu não saberia dizer.

Della disse...

Não vi falar nada, mas depois de aplicar o produto seja para hidratar, nutrir ou reconstruir, precisa usar condicionador?

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Della,

Sim, o condicionador deve ser usado após hidratação ou nutrição.

Ja após a reconstrução, vai depender das instruções do produto.

Guenda disse...

Olá,
Conhecendo este blogger e outros que ajudam as cacheadas, resolvi tentar sanar algumas dúvidas. Meu cabelo é grosso volumoso e com cachos abertos nem sempre definidos.
Recente resolvi assumi-lo ao natural, inclusive com os grisalhos, haja coragem rss, porém não dispenso produtos bons, mesmo que isso custe um pouco mais ao meu bolso rss.SE puder, gostaria de uma orientação acerca dos produtos que tenho e ainda,que me tirasse a dúvida sobre uma rinsagem tipo Keraton grafite se é contra-indicado para a rotina do No/Low Poo.
Para Hidratação- máscara Relaxima com bepantol, açúcar e óleo de Côco
Para Nutrição- máscara Masquintense com bepantol, açúcar e óleo de Côco
Para Reconstrução- máscara Absolut repair
Agradeço a oportunidade de poder aprender com vocês. Muita paz!

Encaracoladas!

:D