sexta-feira, 10 de junho de 2011

Entrevista com a Blogueira Myriam–Papo Mulherzinha

Oi, gente!
Hoje temos uma convidada super especial, uma linda cacheada loira chamada Myriam, Blogueira do antenadíssimo Papo Mulherzinha.
Myriam, muito obrigada pela entrevista. Aproveitem as dicas:

Encaracoladas: Como era seu cabelo quando criança?
Aos 4 anosMyriam: Meu cabelo sempre foi fino. Até os meus 2 aninhos era liso. Dos 3 aos 5 era liso com cachinhos nas pontas. Aos 6 anos era ondulado e com cachinhos. Dos 10 aos 14 anos era muuuito estranho, pois além de seco desconhecia o creme de pentear para diminuir o volume e as técnicas para cuidar de cabelos cacheados. Usava escova para pentear os fios diariamente e lavava o cabelo todo o dia (aimeodeos). Final das contas, parecia um poodle, escovava a franja para trás e depois dava uma leve puxadinha com os dedos para a frente. Era horrível...rsrs. O corte também não ajudava, pois era meio Zezé de Camargo e Luciano...kkk. Até os meus 7 anos a minha mãe só usava shampoo e condicionador Johnsons’s tanto em mim quanto na minha irmã. Depois ela disse que fazíamos o que queríamos...rs. De 3 em 3 meses ela nos levava ao salão para aparar as pontas. A minha irmã só cortava a franja e o cabelo dela era liso. Eu costumava radicalizar com os cortes da moda. Até aquele corte bem curto, batidinho e com um rabinho na nuca fiz a loucura de fazer. UÓ...rs.
Encaracoladas: Que cuidados e tipo de corte você tinha?
Aos 14 anosMyriam: Como o meu cabelo mudou radicalmente no início da adolescência, procurava receitas caseiras para tratar os fios. Lembro de uma época em que fazia uma mistura de maionese com gema de ovo e mel para passar nos cabelos. Fedia horrores, mas ajudava bastante. A partir dos 14, 15 anos decidi que mudaria radicalmente o visual. Passei a usar Óleo Bourbon para baixar o volume, coloquei a franja de lado, deixei o cabelo crescer e parei de usar escova para pentear diariamente. Foi quando os cachinhos começaram a aparecer, ou melhor, eles sempre estiveram ali, eu é que não sabia cuidar.


Encaracoladas: Como foi a sua primeira química (tipo e o que te motivou a fazer)?
Myriam: A minha primeira química foi aos 12 anos, quando resolvi fazer uma mecha loira na franja, ops, topete...rs. Era moda, é mole?! Aos 13 cismei que seria loira, pois achava as loiras famosas liiindas. Descolori os fios e ficou horrível. Me arrependi. Dias depois escureci os fios com tinta para amenizar a besteira que fiz.

Encaracoladas: Você já usou seu cabelo liso, mesmo com escova?
Myriam: Durante toda a minha vida só fiz escova 3 vezes. Na última o meu marido disse que preferia 1.000 vezes o meu cabelo cacheado do que liso e nunca mais fiz escova. Aliás a sensação de que a qualquer momento tudo pode ir por água abaixo (se cair uma chuva por exemplo), não me agrada nem um pouco. Quando estourou o “boom” de escovas progressivas, as minhas colegas do trabalho que aderiram perturbavam o meu juízo para fazer também. Mas, graças a Deus, nessa época eu já era muito bem resolvida com meus cachinhos. IoI

Encaracoladas: Você já mudou muito a cor do cabelo?
24 anos
21 anosMyriam: Já fui morena (cor natural), ruiva e loira. Mas confesso que me sinto melhor loira. Acho que dá uma iluminada no meu visual e combina mais com o meu tom de pele praticamente transparente...rsrs. A transição ruiva x loira foi muito complicada, pois o vermelho é a pior cor para retirar e mudar para outra, até mesmo para quem quer ficar morena. Durante uns 5 anos lutei para que o loiro não ficasse alaranjado, parei de fazer mechas e comecei a pintar com tinta, em casa mesmo, pois a grana ficou curta. Depois voltei a fazer luzes, mas as tinturistas nunca deixavam abrir a cor que eu queria, e sempre passavam tonalizante, o que com o tempo também não ajudava. Enfim, meu cabelo ficou todo manchado.

Encaracoladas: Quando você aderiu à cor e ao corte atuais?
cabelos 025cabelos 058cabelos 116
Myriam: Quando conheci a minha atual cabeleireira, há mais ou menos 4 anos, ela deixou claro que eu teria que ter muita paciência para chegar na cor que eu realmente queria, loiro platinado através das luzes. As luzes na minha raiz eram platinadas, diferente do restante do cabelo. Deixei o cabelo crescer para cortar adiante, e com isso diminuir o contraste de cores. Para evitar o alaranjado e tratar os fios, ela me apresentou o shampoo desamarelador da K.Pro e a máscara Laminates da Sebastian. Foram os meus salvadores até conhecer a rotina no poo. O corte foi feito em Dezembro/07 e me apaixonei perdidamente por ele...rsrs. Nunca imaginei ter o cabelo tão curto, elegante e fácil de tratar. Agora resolvi deixar o cabelo crescer. Quero ter o cabelo longo como nunca tive antes. É o meu objetivo atual. Além disso, tenho o sonho de fazer uma franjinha, o que normalmente fica difícil para quem é cacheada.

Encaracoladas: Quando você aderiu há técnica no poo?
Myriam: Conheci a técnica em Julho/09, mas só aderi mesmo em Novembro/09, pois precisava eliminar os produtos “proibidos” para partir para o tudo ou nada.

Encaracoladas: Que tipos de produtos te ajudaram na época de transição para a rotina no poo?
Myriam: Comecei usando o shampoo e o condicionador Éh! Orgânico, creme de pentear Bafafá da Natura e o gel da Yellow. No início foi muito complicado, pois já havia me acertado com um umidificador de cachos que achava o máximo, pois deixava o meu cabelo lindo e sem maiores surpresas. Mas, infelizmente, era mega proibido, pois tem tudo de ruim nele: petrolatos, parafina, silicones...rs. Dois meses depois, a minha encomenda Deva chegou e a coisa melhorou bastante. Uma pena eu não conhecer o Fórum Encaracoladas nessa época, pois com certeza não teria desperdiçado tanto produto e teria usado da maneira correta.

Encaracoladas: Como você conheceu o Fórum e o Blog Encaracoladas? Eles te ajudaram?

Myriam: O Blog Encaracoladas conheci no início de 2010 e me ajudou muuuuito a entender melhor a rotina, os silicones solúveis e insolúveis, dicas de produtos testados e de quebra ainda descobri o Fórum Encaracoladas, onde comecei a participar em Abril/10. Ambos me ajudam até hoje, com dicas de novos produtos e técnicas para os nossos cachinhos, dicas de lojas para comprar os produtos mais em conta, quando hidratar ou reconstruir os fios e as amizades novas e sinceras que construímos. É muuuito bacana o clima do Fórum. Indico para todas as minhas amigas. Aliás, o fórum me salvou com as informações sobre reconstrução capilar. A indicação das meninas a respeito do CPR, e os ensinamentos da forma de utilização do produto foram as peças chave para a manutenção eficaz dos meus fios, mesmo com uso do descolorante. Não consigo mais viver sem ele. Brinco que estou em crise de abstinência de CPR, pois estou sem utilizá-lo há uns 8 meses e os fios estão “chorando” por ele...rsrs.

Encaracoladas: Qual a tua rotina de cuidados diários?
Myriam: Lavo os cabelos de 3 em 3 dias com shampoo liberado para no poo. No dia em que lavo, passo um tratamento noturno antes de dormir para conseguir um ótimo day after. No dia seguinte, normalmente não preciso fazer nada. Às vezes intercalo com a técnica co-wash. Para estilizar passo um leave-in enluvando os fios de cabeça para baixo, penteio para não ficar bagunçado, e depois passo um gel com a técnica da reza para segurar as ondas e cachos. Amasso bastante e pronto. Quando o cabelo seca completamente dou uma amassadinha também de cabeça para baixo para retirar a sensação durinha que o gel costuma deixar nos fios.

Encaracoladas: Que produtos você usa e recomenda?
Myriam: Nossa, já usei tantos produtos que fica até difícil recomendar, mas vamos lá...rs.

Uso Diário - Atualmente uso o shampoo Tigi Curlesque e o anti-resíduos Niely Gold Maxqueratina somente para reconstrução dos fios. Mas, indico o Deva Curl No Poo e o Waii Monoi. Para quem precisa de um shampoo para Low Poo, indico o Schwarzkopf Bonacure Sulfate free e o Eh! Orgânico, mas usando o condicionador em conjunto, pois é excelente para fechar as cutículas do fio que o shampoo abre. Estou usando o condicionador Elsève Reparação Total 5 Química que é excelente. Indico também o DevaCurl One Condition e o Ma Chérie do Boticário que é divino, tanto no cheirinho que nos remete à infância quanto na hidratação. Tem também os Elsève Colágeno e Reparação Total 5, Joico K-Pak Reconstruct Conditioner e o Yamasterol amarelo ou branco.

Co-wash - indico o Surya Amla, Guaraná e Melão e o Morango e Buriti. Estou fazendo vários testes com leave-ins, e no momento o que está dando certo é o Kolene Oliva e o tratamento noturno Elsève Reparação total 5 química junto com a Mousse Finesse Self Adjusting (definidor de cachos), Catwalk leave-in ou Paul Mitchell Super Sculpt. Além disso, indico o One Condition para usar como leave-in, o creme de pentear Elsève Colágeno e o Bioderm da linha Hydra. Para finalizadores indico Grandha Curl & Wave Piment, Joico Curl Definer e os “proibidinhos” Tigi Catwalk Amplifier e NPPE RD Protein. Para tratamento noturno com o intuito de ajudar no day after e hidratar as madeixas, indico o Elsève Reparação Total 5 Química e o Garnier Óleo Reparação que ajudam muuuito.

Hidratação - estou usando o Amend Tratamento da Cor e Intensificador do Brilho (para descoloridos ou com mechas) e AMANDO...rs. Com ele não preciso usar shampoo desamarelador, pois cumpre perfeitamente esse papel e de forma muito mais eficaz. Indico também a máscara Elsève Colágeno.

Reconstrução - tenho usado o Joico K-Pak Home Hair Repair Kit e L’óreal Absolut Repair, são ótimos, mas não o bastante para a tragédia que o descolorante causa nos meus fios. Indico para as que usam descolorante o CPR da Sensciense que chamo de “levanta defunto”...rsrs. Ele é muito forte, por isso só recomendo a quem está com os cabelos muito danificados ou para uma manutenção de 3 em 3 meses em quem já está com os cabelos bem tratados, apenas para repor a queratina perdida.

Encaracoladas: Qual a mensagem que você passaria para outras pessoas que estão deixando o cabelo crescer para tirar a química?
Myriam: Não desistam nunca. Cabelo é igual a árvore, você rega por um bom tempo, cuida com carinho e lhe dará frutos no futuro que a deixarão muito feliz e orgulhosa. Quando nos aceitamos tudo fica mais fácil e prático. Cuidar dos cabelos deve ser uma rotina diária prazerosa, pois eles são a moldura do rosto e o tempo vai mostrar o quanto valeu a pena persistir. Esse momento não tem preço. Quando se sentirem desanimadas, entrem no Fórum Encaracoladas que sempre terá um ombro amigo para lhe dar um sacolejo e colocar a bola pra cima. De quebra você ainda aprenderá novas técnicas e produtos que facilitarão esse processo.
Muito obrigada pela honra e oportunidade.
Zilhões de bjcs a todas.
--
Myriam

14 comentários:

Camilla disse...

Adorei a matéria,ficou muito boa. Estou sempre no fórum e a Myriam, Fezoca e entre outras meninas, que são muitas por sinal é são ótimas tbm são presenças constante e parece um vicio todo dia entro no fórum, minha irmã fala lá vai vc para as Encaracoladas, mais é muito bom estar no fórum, visitar o site, eu amo.

Lola! disse...

Nossa que cabelos lindos os seus!
Eu me aceitei desde os 15 anos, hoje com 25 tenho cachos que me rendem elogios todos os dias...e isso me deixa tão feliz!
Devo muito ao encaracoladas, porque deixar a química de lado é uma coisa, mas aprender a cuidar dos cachos é outra!
Parabéns Miriam...de todas as fotos nesta última você está mais linda.

fabricia rangell disse...

adorei a matéria,estou muito feliz em achar um blog que fala sobre cabelos cacheados.eu gostaria de saber o que vcs acham dos produtos do beleza natural.muito obrigada pelo blog.beijosssss

Papo Mulherzinha disse...

Camilla, muito obrigada. O fórum sem dúvida foi uma das melhores descobertas dos últimos tempos pra mim. Aprendo diariamente. É maravilhoso!!!

Super beijo.

Papo Mulherzinha disse...

Muuuito obrigada, Lola.

Depois q aceitamos o nosso cabelo tudo fica mais fácil, né...rsrs.

Super beijo.

Daniela disse...

Excelente matéria meninas, parabéns!

É um incentivo enorme para as meninas, ver esta tamanha evolução da Myriam, ela está linda como nunca!

Beijos!

Camilla disse...

É verdade Myriam qd aceitamos fica bem mais fácil, eu começei agora, longo caminho pela frente.
Bjs.

Izabel disse...

ameeeeeeeeeeeeeeeei a materia a miryan é uma fofa, uma presença que alegra o forum.

Realmente quando agente aceita o cabelo como ele é e depois passa a amar eles tudo fica lindo

Papo Mulherzinha disse...

Oi Danizinha,

Obrigada pela força e pelo elogio. Estou me sentindo...kkkk. Brincadeirinha.

Bjcs

Myriam disse...

Fabricia, infelizmente não conheço os produtos do Beleza Natural para opinar.

Q bom q gostou da entrevista.

Bjs

Myriam disse...

Oi, Izabel

Muuuuito obrigada. Estou vermelha...rsrsrs.

Super beijo.

Anônimo disse...

Meu cabelo é praticamente igual ao dela, sendo que é um loiro dourado e comprido, mas eu lavo diariamente, e uso pouquíssimos produtos, atualmente uso como leave-in o garnier oleo reparação, que é muito hidratante mas ao mesmo tempo bem leve, pq detesto aquele tipo de cabelo "embalsamado de creme"...
minha opinião!

Suh disse...

Deu pra ver que ao longo do tempo seu cabelo mudou pra melhor, lindos cachos!!!

PAULO GAZZELLI disse...

Olá Myriam, o motivo de meu contato, me chamo Paulo Gazzelli, trabalho em uma empresa de pesquisa de mercado, e estamos realizando um estudo com Blogueiras da Beleza, focado em cabelos, esse é o nosso assunto, precisamos entrevistar blogueiras, gostaria de ver contigo se esta localizada em São Paulo capital e gostaria de poder conversar contigo por telefone ve se é possivel desenvolver essa pesquisa conosco.
Meu e-mail é veracidade@veracidadecentralpesq.com.br , meu telefone 11 - 3335-5080, se não for incomodo teria como entrar em contato via telefone na quarta feira próxima dia 22/02, horário comercial, estaremos trabalhando normalmente. Desde já muito obrigado.

Encaracoladas!

:D