sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Minha rotina de tratamento :Cronograma Capilar Brasileiro Adaptado

Oi meninas!
Tudo bom com vocês?

Vou contar minha rotina de tratamento. Como comentei em outro post, estou seguindo o cronograma capilar brasileiro com algumas adaptações, e meu cabelo está respondendo super bem.

Começando pelo diagnóstico:
Meu cabelo tem frizz em função do tipo (3b/3c), tendência ao ressecamento, e eu faço coloração. Por isso meu cronograma é focado em textura e disciplina (Clique para entender o que o cabelo precisa:)

Os componentes necessários para o meu tratamento são:
Textura: mel, óleo de coco, óleo de damasco, manteiga de karitê, nano ceramidas, ácidos graxos.
Disciplina: Cera de cadelila, óleo de macadâmia, óleo de abacate, oliva, refinadores catiônicos,óleo de argan.  Todo cronograma precisa ter 01 item de força: aminoácidos, proteina, elastina, colágeno, carboidrato.
Ordem de grandeza dos produtos no cronograma: máscara, leave-in, condicionador, shampoo.

O que eu uso:
Máscara (tratamento semanal):
Revezo entre esses dois kits:



1- Carol´s Daugther Olive Oil Infusion:  kit contendo 01 frasco de óleo vegetal e óleos essenciais (mix) e creme a base de oliva e manteiga de karitê. Produto importado. Preço médio U$25,00.

2-Oléo de Baru + Máscara de geléia Real da empório body store:
O óleo de baru é nacional, e tem as mesmas
propriedades que o óleo de argan. A máscara de geleia real é a base de mel.



Leave-in: 
Estou usando em quase todas as finalizações o leave-in da Shea Moisture
Curl Enhancing Smoothie.  Uso na função de Loc. Ele é a base de óleo de coco, manteiga de karitê e proteína. Tem a formulação completa, liberado pra low/no-poo. A composição desse leave-in dá sustentação ao meu cronograma (item de força). É um produto pesado para o meu tipo de cabelo, por isso eu uso pouco e complemento a finalização com o leave-in curly da Charis, que é a base de proteínas. Adoro os géis Quencher (foto) e Tress da Ouidad. Confesso que não tenho usado, minha finalização tem ficado ótima com a combinação de cremes.


Condicionador:



Revezo entre os condicionadores Geleia Real da Emporium Body Store (a base de mel) e o Argan Oil e colágeno da Magic Hair, que tem óleo de argan.















Shampoo: Uso 01 vez por semana, e revezo entre o Curl & Wave da Grandha, e o Oro Argan Manói.   Eles não posuem sulfato na formulação, eu sou adepta da rotina low-poo.

Já durante a semana eu faço co-wash (no máximo duas vezes) com máscara de argan da griffus, bombada com mateiga de karitê, óleo de rícino, oléo essencial de grapefruit e cocamidropropyl  betaine. Também gosto de fazer umectação com óleo de rícino e óleo essencial de tea tree. Amplifica o efeito de limpeza do co-wash e trata o couro cabeludo.


Meu kit de emergência pós-coloração:

Mesmo fazendo reconstrução com Deep da Ouidad, que é aclamado pela qualidade (a base de proteínas), eu ainda uso azeite de oliva extra-virgem + mel +leite de coco para umectação no dia seguinte. Isso para recuperar a maciez do cabelo.

Sim, eu tenho produtos naturais e receitas caseiras na minha rotina capilar, e por mais que muita gente torça o nariz pra eles, funciona!
O segredo do sucesso, é tratar exatamente o que seu cabelo precisa. ;)





Resultados:

No meu caso está valendo a pena!!!  O que você achou?

Bjs cacheados!

Eliane Serafim
Grupo Amigas Cacheadas



13 comentários:

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Post maravilhoso, Eli! Parabéns pela sua forma didática de escrever e explicar e pelos resultados obtidos.

Bjos

Rosana

Eliane Serafim disse...

Obrigada Rosana!

Bjusssssssssss

pietra catarina disse...

nossa seu cabelo em quatro mês cresceu bastante, parabéns ótimos resultados.

Eliane Serafim disse...

Obrigada Pietra!

A conclusão que eu cheguei é quando a gente faz o tratamento focado, o resultado é melhor do que a gente imagina. :) O resultado me surpreendeu muito.

Daniela disse...

Excelente!

Eliane Serafim disse...

Obrigada Dani!

Geiza disse...

Muito bom Eliane. Simples e eficiente. Quando digo simples, é porque tenho um verdadeiro arsenal, e sei que não é preciso tanto! Basta descobrir as necessidades do fio.

Se puder informar, onde tem comprado ou importado os produtos, eu agradeço. Meu Tress está acabando e a Strawberry parou de reembolsar o frete, por aqui, é um absurdo de caro!

Silvinha BH disse...

Ei!!! Depois q li sua matéria sobre o CCB, resolvi aderir também. O lance da hidratação, nutrição e reconstrução - somente -não estavam dando resultados nos meus cabelos. Eliane: os produtos da Grandha são livres de silicones? Abraços

Eliane Serafim disse...

Geiza,meus produtos perdiam a validade e eu não conseguia usar tudo. Posso dizer que estou disciplinada! Tenho uma amiga que mora da Flórida e manda os produtos. Pra comprar aqui realmente não dá...

Eliane Serafim disse...

Silvinha BH, o shampoo da grandha é liberado, o leave-in piment tem amodimethicone. O condicionador e as máscaras possuem óleo mineral.

Amanda Virginia disse...

Eu colocaria em sua lista a linha Semi Di Lino Color Protection da Alfaparf, para proteção da cor e suavidade e maciez. Ela possui Extrato de linhaça que é um é um ácido graxo altamente concentrado em Ômega 3 e apresenta maior concentração de ômega-3 que age como um poderoso antioxidante, fortalecendo e fechando as cutículas. Isso faz que o fio permaneça hidratado, forte e brilhante por mais tempo. Além da tecnologia antidesbotamento Color Block+.

Manual dos cachos disse...

Muio bom mesmo.
O cabelo cacheado não dá trabalho para ser cuidado e ficar bonito, mas exige disciplina. Parabéns.
http://manualdoscachos.blogspot.com.br

Dressa disse...

nossa seu cabelo ficou lindo eu gostaria de saber mais sobre o cronograma capilar brasileiro!

Encaracoladas!

:D